Banca de DEFESA: MONICA RODRIGUES DE FARIAS

DISCENTE: MONICA RODRIGUES DE FARIAS
DATA: 25/06/2018
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Arte.ma: elaboração de meios de ensino e aprendizagem para a Educação Básica a partir das produções de artes visuais maranhenses.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais. Artes visuais Maranhense. Meios de Ensino e Aprendizagens/MEAs. Tecnologias da Informação e Comunicação/TICs.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Essa pesquisa é oriunda da verificação da ausência de materiais didáticos voltados aos temas relacionados às artes visuais local, necessários para o uso por professores de Arte da educação básica do estado do Maranhão. Diante desse problema levantado, em ações de pesquisa de campo, documental e bibliográfica sobre dez artistas visuais maranhenses do século XXI e suas respectivas obras, levantou-se as fontes materiais necessárias para criação de Meios de Ensino e Aprendizagem – que serão designados pela sigla “MEAs” nesta pesquisa. Pranchas visuais (cada uma com reproduções de duas obras de cada artista frente e verso); um documentário composto pela edição dos curtas-metragens autorais baseados nas entrevistas realizadas com os artistas pesquisados (armazenados em dispositivo de DVD); um caderno educativo com informações sobre o artista e suas obras e sugestões/propostas de leitura visual, para o apoio didático do professor/mediador. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são as ferramentas de apoio em vários momentos, desde a fase inicial de escolha dos nomes dos artistas a serem pesquisados aplicando o método Delphi, como nas ações de coleta de dados e da pesquisa de campo. A metodologia utilizada foi a “pesquisa-ação”, por conta da necessidade de ações colaborativas entre professor/pesquisador e pesquisadores/alunos, originando um grupo de pesquisa intitulado: “PesquisAção”. Os Estados da Arte que alicerçam esse trabalho seguem os seguintes eixos: Ensino de Artes Visuais/Arte visuais Maranhense/MEAs/TICs. Os MEAs são apresentados como resultado prático em protótipos, já que se aperfeiçoarão continuamente em trabalhos posteriores à conclusão desta pesquisa.
Externo ao Programa - 1911645 - FRANCIMARY MACEDO MARTINS
Interno - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA