Banca de DEFESA: FERNANDA SILVA ZAIDAN

2018-06-26 17:34:37.542

DISCENTE: FERNANDA SILVA ZAIDAN
DATA: 27/06/2018
LOCAL: Auditório do NTI, UFMA.
TÍTULO: BANQUETE “ROMEU E JULIETA”:UMA EXPERIÊNCIA ESTESIOLÓGICA COM TEATRO E GASTRONOMIA
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Docência. Estesiologia. Gastronomia. Educação Técnica e Profissional.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação descreve o percurso de uma experiência estesiológica presente no contexto de um banquete elaborado e apresentado por discentes do Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no município de Barreirinhas–MA, que se constituiu em uma proposta pedagógica interdisciplinar cuja investigação baseou-se na noção de corporeidade e na experiência sensível, estética e cultural do aluno, como elementos importantes na constituição do ser humano e do conhecimento, no processo envolvendo o Teatro e a gastronomia. A fundamentação dessa prática apoiou-se numa abordagem qualitativa de caráter fenomenológico, portanto, descritiva, que tem na experiência vivida, uma linguagem sensível que potencializa um diálogo entre teoria e prática, identificando aspectos relevantes à experiência do sujeito. No presente trabalho utiliza-se a experiência docente fundamentada na Pedagogia do Teatro, como ponto de partida de impressões perceptivas, portanto, como inaugural para o conhecimento que se pretende apresentar, por meio dos estudos de Koudela e Almeida Júnior, sobre o Teatro e sua importância para a formação discente, assim como, nos estudos dos teóricos Merleau-Ponty, Nóbrega e Duarte-Júnior, no campo da estesiologia e do saber sensível; Larrosa e Morin sobre o conhecimento pautado na complexidade e na experiência para o sujeito reflexivo; Franco e Strong com referência a história da gastronomia e do banquete, dentre outros, que refletem a prática docente e o processo educativo.Por meio da revisão conceitual sobre percepção, corpo, estesia, improvisação teatral e produção humana plástica e visual do alimento, desafiou-se o conceito mecanicista e aproximou-se da concepção artística. Os núcleos interpretativos que confirmaram o argumento central da pesquisa foram coletados através de registros escritos e imagéticos como diário de bordo das experiências vividas dentro e fora da sala de aula, relatório das atividades desenvolvidas pelas equipes de trabalho composta pelos discentes na preparação desse evento, questionário avaliativo da apresentação do Banquete “Romeu e Julieta”, registro fotográfico e observação participante, na dinâmica desse ritual festivo e estesiológico. Buscou-se despertar os processos cognitivos a partir do corpo e dos sentidos da audição, olfato, paladar, visão e tato, conduzindo os alunos e os convidados a uma educação sensível e afetiva harmonizando, interdisciplinarmente, os conhecimentos em Teatro e Gastronomia.
Externo à Instituição - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA - UFMA
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS