Banca de DEFESA: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA

DISCENTE: ANDREA LUISA FRAZAO SILVA
DATA: 28/06/2018
LOCAL: Ateliê de tridimensionalidade, Bloco 6, CCH, UFMA
TÍTULO: AS ARTES VISUAIS AFRODESCENDENTES CONTEMPORÂNEAS: O ENSINO APRENDIZAGEM DA ARTE E A LEI Nº 10.639/2003 NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Artes visuais afrodescendentes, Lei nº 10.639/2003, propostas metodológicas, ensino da arte contemporânea, identidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa versa sobre Artes Visuais Afrodescendentes e a aplicação de propostas metodológicas nos espaços educacionais da Unidade de educação Básica Padre João Miguel Mohana e Centro de Juventude Florescer na efetivação da Lei nº 10.639/2003. Para tanto analisa-se a aplicação das propostas intituladas de Erêzando e Orís nos espaços educacionais com discussões sobre identidade e diferença pautadas nas obras de artistas afrodescendentes buscando entender de que forma as Artes visuais afrodescendentes podem servir como instrumento de (re) conhecimento e fortalecimento da identidade e auto-estima dos alunos. Levanta-se a discussão teórica e conceitual das Artes Visuais Afro-brasileira e Arte Afrodescendente, com apresentação de um breve percurso historiográfico da produção de artistas afrodescendentes do modernismo (século XX) ao contemporâneo do (século XXI) na História da Arte do Brasil. No estudo explica-se a Lei nº 10.639/2003 e documentos norteadores em que coloca-se a implementação da educação. Esta é uma pesquisa sobre Arte, qualitativa, de caráter exploratóriodescritiva, estudo de caso instrumental e dados obtidos foram através da observação e questionários. Desta forma, através das experiências de aplicação das propostas metodológicas sobre artes visuais afrodescendentes contemporâneas foi possível compreender quão importante é esta temática para educação e valorização identitária e das diferenças baseada numa visão multicultural do ensinoaprendizagem em arte, em que os alunos possam fruir, contextualizar, refletir, produzir a partir de referências artística afrodescendente. A pesquisa reitera a importância da arte-educação pautada na criticidade e diversidade étnico-racial tendo como ponto primordial umas propostas metodológicas ressignificadoras buscando a valorização do artista afrodescendente para implementação da Lei nº 10.639/2003.
Externo ao Programa - 3223689 - ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Interno - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA