Banca de DEFESA: ADRIANA TOBIAS SILVA

DISCENTE: ADRIANA TOBIAS SILVA
DATA: 28/06/2018
LOCAL: UFMA, CCH, Bloco 4, sala 102
TÍTULO: ARTE E DEVOÇÃO: uma experiência de ensino-aprendizagem em artes visuais por meio das Festas do Divino Espírito Santo em São Luís – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Festa do Divino Espírito Santo. Artes Visuais. Espaços sagrados. Ensino de Arte. Experiência estética.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa reflete sobre uma abordagem teórico-metodológica por meio da Festa do Divino Espírito Santo em São Luís – MA, eminentemente de terreiros de mina. Busca-se a partir de investigação e sustentação teórica acadêmica, desenvolver formas de estimular o olhar dos alunos do Ensino Fundamental em duas escolas da rede municipal de São Luís, UEB Luís Viana e UEB Dr. Neto Guterres, ao universo da cultura popular. Leva-se em consideração a necessidade de trabalhar conteúdos de arte voltados para as diversidades étnico-raciais pautados nas Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº9.394/96), Parâmetros Culturais Nacionais de Arte, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Base Nacional Comum Curricular. Aborda-se as possibilidades de repertório visual para o ensino de artes visuais nos espaços sagrados da Festa do Divino. Relata-se as ações pedagógicas por meio de Projeto de Arte com docentes, voltado para análises dos espaços e elementos visuais das Casas de Festas do Divino em pesquisa de campo, fotográfica e videográfica, com o intuito de incentivar a valorização do trabalho de apreciação estética, produção artística e o combate à intolerância religiosa.
Externo ao Programa - 1728085 - CIDINALVA SILVA CAMARA NERIS
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA