Banca de DEFESA: TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO

DISCENTE: TISSIANA DOS SANTOS CARVALHEDO
DATA: 13/07/2018
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: Trilhas de Vida e Arte:a geopoética do reparar na aventura de fazer e pensar teatro no IFMA campus Codó
PALAVRAS-CHAVES: narrativas de vida e arte; fazer/pensar teatro; escola de origem agrotécnica; geopoética do reparar.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: RESUMOEsta pesquisa, a partir denarrativas de Vida e Arte, reelabora experiências do ensinar/aprender teatro na escola com estudantes do IFMA campus Codó, de agosto de 2016 a maio de 2018.A pesquisa de campo realiza-se em forma de pesquisa-ação, que entende a ação como movimento para construção de conhecimentos, trazendo não só análises, mas proposições. Os caminhos percorridos são percebidos pela metáfora de trilhas, impulsionadas pelo desejo de construir,de forma compartilhada, territórios fecundos em experiência. Preparando o Terreno, ResistênciaS e Ipês são os nomes dados às trilhas, engendradas em dinâmicas híbridas do fazer escolar,aliando formato disciplinar, projetos extra-curriculares e processos extensionistas com artistas/pesquisadores e comunidades da zona rural codoense. Após ativar memórias da cena, da família e da escola, ressignificando-as ao sabor do presente, propõe-se a geopoética do reparar, como atitude propositora de resistência na escola.
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - MARA LUCIA LEAL - UFU