CHAMADA DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS

2019-06-28 10:09:24.898

Convidamos os professores de artes cênicas que estejam interessados em novos desafios a se juntar ao corpo docente do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Maranhão (PROFARTES-UFMA).

O PROF-ARTES é um programa de mestrado profissional (stricto sensu) em Artes com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.

Coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) o PROF-ARTES tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.

O curso tem uma estrutura semi-presencial com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, três disciplinas obrigatórias e as três optativas, além da realização de trabalho de conclusão orientado de forma presencial.

Critérios de Credenciamento – PROF-ARTES:

– Ser doutor ou mestre com produção intelectual (bibliográfica e/ou artística) relacionada com a Área de Concentração do Programa, ou ser profissional com reconhecida trajetória comprovada por currículo e experiência em processos criativos relacionados com a Área de Concentração do Programa.

– Os portadores de título de doutor deverão apresentar produção intelectual no último quadriênio contemplandos pelo menos 3 (três) produtos qualificado pelo Qualis, entre os quais  publicações em periódico indexado (≥ estrato B4) , capítulo de livro (≥ L2), livro completo (≥ do estrato L2)  ou  produção artística (≥ do estrato B4).

- Os portadores de título de mestre deverão apresentar produção intelectual no último quadriênio contemplando pelo menos 3 (três) produtos qualificados pelo Qualis, entre os quais  publicações em periódico indexado (≥ estrato B4) , capítulo de livro (≥ L2), livro completo (≥ do estrato L2)  ou  produção artística (≥ do estrato B4), e comprovada atividade relacionada com a formação de professores de artes no quadriênio.

– Os profissionais com reconhecida trajetória deverão apresentar memorial descritivo que contemple produção intelectual (bibliográfica e artística) com pelo menos 3 (três) produtos qualificados pelo Qualis, entre os quais publicações em periódico indexado (≥ estrato B4) , capítulo de livro (≥ estrato L2), livro completo (≥ do estrato L2) ou  produção artística de abrangência local ou nacional segundo critérios do documento de Área/Qualis (≥ estrato B2).

– Comprovar orientação de PIBIC, PIBID, projetos de extensão, TCC, ou atividades de práticas pedagógicas no contexto de processos artísticos. As orientações devem ser relacionadas com a Área de Artes.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do programa, que fica no CCH, bloco 6, Sala 11, térreo, na UFMA, Campus do bacanga, ou através do telefone (98) 3272-8397 ou ainda no link: https://www.udesc.br/ceart/profartes