Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA LÚCIA DOS SANTOS FERREIRA RODRIGUES

DISCENTE: ANDRÉA LÚCIA DOS SANTOS FERREIRA RODRIGUES
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Sala s01, bloco 2, CCh, UFMA
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE HABILIDADES CRIATIVAS NO CURSO FUNDAMENTAL INFANTIL DE PIANO DA EMEM: um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical. Ensino do piano. Habilidades criativas. Material didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade refletir acerca do desenvolvimento das habilidades criativas ampliando as possibilidades de aprendizado dos alunos do Curso de Fundamental Infantil de Piano da Escola de Música do estado do Maranhão Profª Lilah Lisboa de Araujo (EMEM), tendo o professor como mediador neste processo. A justificativa desta pesquisa baseia-se em novos paradigmas e estratégias atuais relativos ao ensino musical que destacam as habilidades criativas sendo estas o conjunto das modalidades centrais do fazer musical: composição, apreciação e performance. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes teóricos: FUCCI-AMATO (2001, 2007, 2016),), PAZ (2000), MARIZ (2005), ANDRADE (2012, 2015), dentre outros. Para embasar a pesquisa de campo, tivemos como referencial teórico, o modelo C(L)A(S)P DE SWANWICK (1979, 2003 e 2014), as pesquisas e materiais de FRANÇA (2002, 2008 e 2013), GAINZA (1987, 1988) e LONGO (2013, 2014). A Metodologia adotada foi estudo de caso com padrão qualitativo. Para a coleta de dados, aplicamos o método de observação participante, analisando as atividades desenvolvidas com os alunos e registradas no diário de campo, considerando os áudios e vídeos feitos em sala de aula bem como os 2 recitais autorais organizados com as composições feitas pelos alunos da pesquisa. Inicialmente, foi aplicado um pré-teste entre os docentes de piano para esclarecer o propósito e a importância da colaboração dos professores do referido curso, bem como revisar e aprimorar os procedimentos e instrumentos usados neste trabalho. Nas Considerações Finais, apontamos reflexões referentes ao ensino de piano atual e a necessidade de uma prática pedagógica focada para o aluno, que é o principal agente desse processo, buscando o equilíbrio entre as práticas tradicional e inovadora, integrando as habilidades criativas e as habilidades técnicas durante as aulas de piano. Espera-se que a inserção das habilidades criativas contribua para um fazer musical abrangente, integrador e mais participativo dos alunos de piano.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 1714975 - MARCO AURELIO APARECIDO DA SILVA