Banca de QUALIFICAÇÃO: ELMA VILMA SILVA FERREIRA

DISCENTE: ELMA VILMA SILVA FERREIRA
DATA: 13/12/2019
LOCAL: Sala S01, bloco 2, CCh, UFMA
TÍTULO: TRILHA DE SONS DO LICEU: o estudo da paisagem sonora e os desafios da educação musical na escola pública.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Música. Ecologia. Acústica
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente estudo tem por finalidade averiguar se uma pesquisa a respeito da paisagem sonora de uma escola pública poderá: colaborar para a percepção da influência do ambiente acústico sobre a aprendizagem, contribuir para a formação de ouvintes mais atentos e auxiliar no desenvolvimento de um ensino de música mais significativo. Desse modo, propomos uma investigação da paisagem sonora escolar a fim de compreender a influência das condições acústicas sobre o nível de atenção dos educandos nas aulas, ampliando seu “olhar” para o universo sonoro, a produção musical, o ambiente e, por conseguinte, para a construção efetiva do processo de ensino-aprendizagem em música de forma significativa. São referências fundamentais: Schafer (2001 e 2011), Fonterrada (2004 e 2008), Silva (2011), Copland (1974), Harnoncourt (1998), Fucci-Amato (2012) e Dewey (2010), que abordam a respeito de ecologia acústica, educação sonora e musical, bem como sobre a importância da experiência no processo de ensino-aprendizagem. Esse estudo baseia-se no método de pesquisa-participante, com uma abordagem qualitativa, estruturada em circuitos de aferições, aplicação de entrevistas e questionários com estudantes da 1ª. série do Ensino Médio Regular do Centro de Ensino Liceu Maranhense. Dentre as ações desenvolvidas com os alunos, destacam-se: aferições em diferentes ambientes da escola, exercícios de escuta ativa e apreciação musical, questionário sobre intensidade e fontes sonoras. Ao final deste estudo, espera-se contribuir para a tomada de consciência do ambiente acústico escolar e formação de educandos de percepção sonora apurada, capazes de reconstruir conhecimentos da linguagem musical.
Presidente - 1714975 - MARCO AURELIO APARECIDO DA SILVA
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO