Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO
2019-12-13 14:57:11.553
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO
DATA: 16/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: DESENHOS ANIMADOS E LENDAS BRASILEIRAS: experiências com a apreciação
e produção no ensino/aprendizagem de arte no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Lendas.Desenho Animado.TIC.Ensino de Arte
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O desenho animado, técnica de reprodução do movimento criada no final do século
XIX, está presente em todos os meios de comunicação de massa. É responsável pela
construção de valores sociais e culturais na sociedade por meio do entretenimento, e
pode ser um grande aliado no campo da educação. As lendas são narrativas
fantasiosas transmitidas oralmente ao longo do tempo, mas que vêm perdendo
importância para as novas gerações. Resgatá-las é uma maneira de fortalecer a
identidade cultural de um povo. O problema de pesquisa é verificar se a produção de
curtas de animação sobre lendas brasileiras, nas aulas de artes visuais, pode
contribuir para o fortalecimento da identidade cultural dos alunos do Ensino
Fundamental. Desse modo, o presente estudo visa investigar a produção de curtas
sobre lendas brasileiras, usando técnicas de animação em stop motion/cell animation
e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como recursos didáticopedagógicos nas aulas de artes visuais, na UEB Governador Leonel Brizola, com
alunos do 6º ao 9º ano. O trajeto metodológico tem como estrutura o método de
pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas e questionários
semiestruturados. Entre os teóricos que referenciam este estudo, destacam-se:
Barbosa (2010), Bayard (1957), Benjamim (1996), Bondía (2002), Cascudo (2000),
Demo (2015), Duarte (2002), Ferraz e Fuzari (1992), Fresquet (2013), Moletta (2014)
Napolitano (2009), Prensky (2011) e Viveiros (1991), com aportes sobre a construção
do olhar, do refletir e do fruir dos alunos, com cerne na experiência e na compreensão
dos processos culturais da educação pela pesquisa, na importância do cinema e do
audiovisual em sala de aula e da condição de mestres e aprendizes num cenário de
nativos e imigrantes digitais, que juntos promovem saberes reconstrutivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo ao Programa - 2065166 - CAROLINA GUERRA LIBERIO
Co-orientador - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO