Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO

DISCENTE: ALBERTO DE JESUS NASCIMENTO NICÁCIO
DATA: 16/12/2019
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: DESENHOS ANIMADOS E LENDAS BRASILEIRAS: experiências com a apreciação e produção no ensino/aprendizagem de arte no ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Lendas.Desenho Animado.TIC.Ensino de Arte
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O desenho animado, técnica de reprodução do movimento criada no final do século XIX, está presente em todos os meios de comunicação de massa. É responsável pela construção de valores sociais e culturais na sociedade por meio do entretenimento, e pode ser um grande aliado no campo da educação. As lendas são narrativas fantasiosas transmitidas oralmente ao longo do tempo, mas que vêm perdendo importância para as novas gerações. Resgatá-las é uma maneira de fortalecer a identidade cultural de um povo. O problema de pesquisa é verificar se a produção de curtas de animação sobre lendas brasileiras, nas aulas de artes visuais, pode contribuir para o fortalecimento da identidade cultural dos alunos do Ensino Fundamental. Desse modo, o presente estudo visa investigar a produção de curtas sobre lendas brasileiras, usando técnicas de animação em stop motion/cell animation e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como recursos didáticopedagógicos nas aulas de artes visuais, na UEB Governador Leonel Brizola, com alunos do 6º ao 9º ano. O trajeto metodológico tem como estrutura o método de pesquisa-ação, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas e questionários semiestruturados. Entre os teóricos que referenciam este estudo, destacam-se: Barbosa (2010), Bayard (1957), Benjamim (1996), Bondía (2002), Cascudo (2000), Demo (2015), Duarte (2002), Ferraz e Fuzari (1992), Fresquet (2013), Moletta (2014) Napolitano (2009), Prensky (2011) e Viveiros (1991), com aportes sobre a construção do olhar, do refletir e do fruir dos alunos, com cerne na experiência e na compreensão dos processos culturais da educação pela pesquisa, na importância do cinema e do audiovisual em sala de aula e da condição de mestres e aprendizes num cenário de nativos e imigrantes digitais, que juntos promovem saberes reconstrutivos.
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS