Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA LILIAN LIMA CHAGAS

DISCENTE: SILVIA LILIAN LIMA CHAGAS
DATA: 16/12/2019
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: ENSINO DE ARTES VISUAIS E CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: aportes conceituais e experiências crítico-reflexivas no Ensino Médio Integrado do Campus IFMA Monte Castelo.
PALAVRAS-CHAVES: Cinema. metodologias. instrumental. educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa intitulada “O Ensino de Artes Visuais e o Cinema no Espaço Escolar: aportes conceituais e experiências crítico-reflexivas no Ensino Médio Integrado do Campus IFMA Monte Castelo, faz parte da linha de pesquisa Abordagens Teórico- Metodológicas das Práticas Docentes” e está ligada ao Programa de Mestrado PROFARTES UFMA/UDESC. Tem por finalidade organizar um instrumental educativo com o uso do cinema no espaço escolar a partir de experiências educativas realizadas durante as aulas de artes visuais com esses educandos. Para tanto, serão realizadas análises sobre as contribuições da linguagem cinematográfica para o emplemento do processo de ensino-aprendizagem em artes visuais no espaço escolar, identificando para isso as principais teorias e metodologias voltadas para o uso do cinema na educação e promovendo espaços de fala/discussão a partir de experiências criativas com produções audiovisuais. Nesse sentido, o cinema tem importância para além da contemplação passiva e da ilustração de conteúdo. Logo, interessa para esse trabalho saber como aprimorar as metodologias desenvolvidas pelos professores de artes visuais no espaço escolar. São referenciais: Barbosa (2010), Bazin (1991), Benjamin (1996), Bergala (2006), Bondía (2002), Demo (2015), Duarte (2002), Ferraz e Fuzari (1992), Fresquet (2013), Xavier (1983), Moletta (2014) Napolitano (2009) e Prensky (2011), que abordam as bases do ensino de arte na educação escolar, a linguagem do cinema, a importância da experiência com a potência sensível do cinema, a condição dos alunos como nativos digitais e a formação dos professores como imigrantes digitais em TIC para uma educação reconstrutiva de saberes. Esse estudo baseia-se no método de pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas não estruturadas e semiestruturadas com profissionais colaboradores que desenvolvem ações educativas com o cinema no IFMA e no SESC/MA, e pesquisa diagnóstica, com coleta de dados por meio de rodas de conversas com os estudantes dos cursos técnicos de ensino médio integrado do campus IFMA Monte Castelo, participantes da pesquisa.
Externo à Instituição - DEA NUNES FERNANDES - IFMA
Interno - 334.671.883-20 - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA