Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RISOLANGE TAVARES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA RISOLANGE TAVARES DE OLIVEIRA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: AS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DA ARTE NA CONTEMPORANEIDADE: despertar de um pensamento ambiental/ecológico
PALAVRAS-CHAVES: Reaproveitamento. Arte contemporânea. Materiais e objetos. Meio ambiente.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa de natureza artístico/pedagógica, se propõe a analisar um processo de criação para compreender o reaproveitamento de materiais e objetos descartados como meio de incentivo e contribuição para o despertar de uma consciência artístico e ambiental dos alunos do 9º ano da Unidade Básica Gomes de Sousa, localizado na zona rural de São Luís, região em que a população convive com a dicotomia, de um lado as carências e mazelas sociais, econômicas e culturais que atinge aquele povo, de outro, grandes empresas que se instalam na região, devastando o meio ambiente, desmatando e poluindo seus mangues e mares, transportando as riquezas do Maranhão através do Porto do Itaqui. Como proposta educacional trabalhamos o uso de materiais e objetos em desuso a partir da utilização no processo criativo, através da realização de uma exposição com obras elaboradas pelos alunos, para que os mesmos reconhecessem no lixo possibilidades artísticas, tomando consciência em relação aos cuidados com a sustentabilidade e o meio ambiente, utilizando a Arte Contemporânea, a partir do estudo da obra dos artistas Frans Krajcberg, Vik Muniz e Cláudio Costa como forma de expressão para a inclusão social e educacional, mostrando que através do reaproveitamento podemos nos apropriar de materiais e objetos utilizados no cotidiano, ressignificando-os. A pesquisa tem como base bibliográfica autores como: Guattari (2017), Gullar (2005), Certeau, (2018), Dewey (2010); a pesquisa encontra-se em processo, não sendo possível apresentação de resultados finais, mas que já apontam para o despertar dos alunos sobre as possibilidades artísticas e educacionais no reaproveitamento dos materiais e objetos descartados na natureza, compreendendo que é possível produzir arte preservando o meio ambiente.
Presidente - 334.671.883-20 - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA
Interno - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA