Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA CRUZ DE OLIVEIRA

PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Ensino. Participação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa busca, através da análise de atividades práticas, construir uma reflexão metodológica sobre a viabilidade de produção teatral com ampla participação de alunos em turmas de ensino médio regular e que seja referência enquanto estudo metodológico sobre o ensino do teatro. Ou seja, a partir de um plano de ação, discorrer sobre o percurso realizado, com intuito de poder apresentar novas possibilidades para um ensino de teatro integrador, englobando o maior número de elementos da linguagem, suscitando a integração de um número maior de participantes. O estudo até aqui realizado, nasceu a partir do desejo em superar desafios da realidade cotidiana, e que frequentemente incitou reflexões sobre a necessidade de ampliar o acesso ao teatro, fora da condição de oficina prática. O extenso conteúdo do livro didático, focado em artes visuais ou polivalente, um sistema avaliativo direcionado para o Enem e vestibulares, fazem com que o tempo para a prática teatral seja praticamente inexistente, além desta limitação, barreiras em relação ao espaço para aulas práticas, desorganização da equipe pedagógica, tempo breve para ensaios e montagens de espetáculo, dificuldades metodológicas para vencer resistências dos alunos em relação ao exercício do teatro, todos estes fatores, fazem com que a realização de encenações, com maior primor técnico, sejam uma realidade apenas para alunos de raras oficinas de teatro ofertadas nas escolas estaduais de ensino médio. O presente trabalho objetiva servir como instrumento de aprendizagem, onde o professor terá a possibilidade de conhecer um estudo em teatro que apresenta soluções para problemas comuns. Uma pesquisa centrada na descrição de um percurso metodológico que possa ensejar o professor a sair da imersão profunda o estudo teórico, e que isto não seja mais adotado como fuga para não aplicabilidade do teatro enquanto experiência prática.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo ao Programa - 2175160 - PLINIO SANTOS FONTENELLE