Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DOURADO

DISCENTE: MARCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DOURADO
DATA: 20/12/2019
LOCAL: CASEMIRO COCO
TÍTULO: LEITURA DRAMÁTICA: um exercício de criação artística no Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: leitura dramática. dramaturgias. teatro
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa tem como proposta identificar as possíveis contribuições da leitura dramática no processo de apreciação da linguagem teatral por parte dos alunos. LEITURA DRAMÁTICA: um exercício de criação artística no Ensino Médio, permitiu que os alunos reconhecessem que a atividade teatral não se configura apenas com apresentações de peças referentes às datas comemorativas ou durante a culminância de projetos pedagógicos. A metodologia deste estudo investigativo foi qualitativa e a pesquisa ação. O público alvo da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino Integral Dom Ungarelli no município de Pinheiro-MA. O campo de investigação foi restringido a apenas uma turma que foi organizada em três grupos. Dois que realizaram as montagens e apresentações das leituras dramáticas, e um para ser o grupo receptor composto por alunos-espectadores. A pesquisa foi realizada em etapas. As dramaturgias utilizadas foram: Édipo Rei de Sófocles e O Juiz de Paz na Roça de Martins Pena. A pesquisa culminou com as apresentações das leituras dramáticas para a comunidade escolar e familiares. Foram criados caminhos que com a leitura dos teóricos como: Nunes, Quinteiro, Zumthor, Desgranges, Spolin foi possível desenvolver o trabalho e concluir que, a experiência com o fazer teatral na educação foi positiva e que a leitura dramática é uma ferramenta de suma importância nos processos investigativos da sala de aula.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo ao Programa - 3194478 - JOSE DE RIBAMAR MENDES BEZERRA