Banca de QUALIFICAÇÃO: EVARISTA BARBOSA GUIMARAES MARTINS

DISCENTE: EVARISTA BARBOSA GUIMARAES MARTINS
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Sala S01, bloco 2, CCh, UFMA
TÍTULO: CAFÉ COM ARTE CONTEMPORÂNEA: TRAMAS E POÉTICAS PARA AS ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: arte contemporânea; metodologia; arte maranhense.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Apresentamos uma pesquisa em andamento que tem a proposta de aprimorar o ensino e aprendizagem da arte visual contemporânea no ensino médio. O objetivo geral do projeto de pesquisa Café com Arte Contemporânea: Tramas e Poéticas para Artes Visuais no Ensino Médio será aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem da arte visual contemporânea a partir do diálogo entre os artistas visuais locais e os alunos. Potencializando a reflexão sobre a diversidade das linguagens, materialidades e temas da produção artística contemporânea. Utilizamos a metodologia pesquisa ação participante, numa abordagem quali/quantitativa, linha exploratório-descritiva, pautada em procedimentos de coleta de dados, através de questionários relatos de experiências junto aos alunos. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I, na periferia de São Luís. O projeto de pesquisa está dividido em etapas onde inicialmente acontecerão leituras de textos, apresentação de imagens impressas e em vídeo, onde serão abordadas a conceituação da arte, a estética contemporânea, a vida e as obras dos artistas visuais locais. Visitação às exposições em galerias de arte e/ou centros culturais de arte contemporânea e encontros com artistas visuais locais na escola. O mesmo deve durar seis meses, culminando com produções de trabalhos plásticos onde os alunos terão a oportunidade de elaborarem projetos poéticos que serão apresentados ao longo da pesquisa para a comunidade escolar e familiar.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Presidente - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO