Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS DE BRITO SILVA

DISCENTE: THAIS DE BRITO SILVA
DATA: 09/01/2020
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: DANÇAS LITÚRGICAS E ÉTNICAS: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR.
PALAVRAS-CHAVES: Danças Litúrgicas e Étnicas, Educação, Escola
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A dança como linguagem artística é conteúdo obrigatório na educação básica pública. Apesar desta conquista que aconteceu na década de 80 para educação, percebe-se ainda um currículo eurocêntrico, e ignorando as danças étnicas e ritualísticas afro-ameríndias como arte, fortalecendo assim, o preconceito, a negação das artes dos grupos minoritários étnicos, e contribuindo para um comportamento etnocêntrico por parte da comunidade escolar. Em realidade observada na Escola Municipal Severiano de Azevedo-Anexo Sertãozinho, constatam-se alunos/as e funcionários distantes aos discursos sobre dança, e a rejeição por parte da maioria daquelas que têm influências africanas e indígenas. Notase que, esses desafios de ensinar dança para alunos/as do Ensino Fundamental maior é reflexo de uma educação colonialista, na qual os saberes instalados nas manifestações culturais de matriz africana e indígena foram calados no Brasil pela arte hegemônica europeia, como forma de catequização, política e dominação de uma classe. No presente estudo, temos como objetivo desenvolver uma experiência metodológica sobre danças ritualísticas e étnicas nas aulas de Arte com os/as alunos/as do Fundamental Maior para criação na escola de um espaço artístico plural articulando reflexões acerca das danças, descolonização, diáspora cultural e educação. No que concerne a metodologia, como visa gerar uma solução mediante ao problema e envolve interesse local, esta pesquisa é de natureza Aplicada teórico prática, com abordagem do problema quanti-qualitativa e de caráter exploratório. Os procedimentos técnicos são levantamentos bibliográficos, estudo de caso, pesquisa-ação, entrevista com à direção da escola e com o corpo discente, para que possa avaliar sobre a relação dança e escola. E, devido ao estudo está voltado para um tema que há poucas referências acadêmicas; também é configurada descritiva, uma vez que pretende expor as características das danças étnicas e ritualísticas do Maranhão, especificamente de Icatu. Articula-se aqui diálogos de cunho sociológico, antropológico, educacionais e artístico utilizando referências teóricas de Stuart Halls, Néstor Canclini, H.Bhabha, Victor Turner e o educador Pedro Demo, os temas correlacionados à danças e ritual fundamentou-se nas abordagens de Lícia Shancez, Isabel Marques, Rudolf Laban, Dubatti e Zeca Ligiéro. A pesquisa se encontra na fase de aplicações das oficinas com 3 séries para criação e análise dos processos criativos de mais 3 coreografias.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO