Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA FERNANDES VIANA

DISCENTE: TATIANA FERNANDES VIANA
DATA: 10/01/2020
LOCAL: Auditório 1 NTI
TÍTULO: EVENTO CÊNICO: uma proposta pedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem; Evento Cênico; Metodologia; Pedagogia Teatral.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Pesquisa, em processo, na linha da metodologia do ensino da Arte na área teatral com o nível médio, que será desenvolvido como artigo com conceitos, bases, experiências e reflexões, resultando em uma proposta pedagógica. Seu objeto é o Evento Cênico, desenvolvido pela autora Tatiana Viana, desde 2015, é um método que trabalha o desdobramento de conteúdos teatrais em ações que extrapolam a sala de aula com interferências no cotidiano escolar, mobilizando discentes para as tarefas de uma produção cultural que envolve pesquisa, organização e divulgação das etapas de cada projeto, criação e fruição de atividades artísticas e avaliação. Esta escolha deu-se pela observação e avaliação dos processos de aprendizagem dos discentes perante os conteúdos conceituais e artísticos do campo da linguagem teatral, considerando como ganho pessoal, cultural e social, sua autonomia, autoria e autoestima, um pacote indissociável dos conteúdos específicos das aprendizagens teatrais. Seu cunho pedagógico, caminha entre uma ação cultural e uma pedagogia teatral, isto é, uma ação pedagógica teatral. O Evento Cênico se faz enquanto ambiente de ensino para aprendizagem de cunho teórico por meio da prática, articulando conteúdos, metodologias e procedimentos específicos à reinversão da sala de aula, educação pela pesquisa, produção teatral, colaborativismo e protagonismo estudantil. A proposta pedagógica é construída por meio da modelagem, com objetivo explicativo e método dialético. O Evento Cênico é a base, o meio e fim desta proposta e norteia também este estudo, que contempla uma caminhada artístico-cultural/cênico-pedagógica, de forma crítica e reflexiva. Propor uma revisão sobre o teatro na escola, transladando-o para um teatro da escola, é o viés desta proposta, uma tendência entre professores de teatro e uma necessidade de produção conjunta entre discentes e docentes das artes, das cenas e de seus hibridismos, tendo como desejo de resultado uma aprendizagem teatral teórico-prática provocada por meio dos Eventos Cênicos.
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1657425 - MARIA JOSE LISBOA SILVA