Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO

DISCENTE: MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO
DATA: 17/01/2020
LOCAL: Auditório 1 NTI
TÍTULO: DO REGISTRO À CRIAÇÃO: possibilidades do uso do celular no ensino e aprendizagem em artes da cena
PALAVRAS-CHAVES: Registro. Criação. Celular. Artes da Cena.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa: Do Registro à Criação: possibilidades do uso do celular no ensino e aprendizagem em Artes da Cena está vinculada ao Programa de Pósgraduação PROFARTES, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão/UFMA/UDESC e pertence à linha de pesquisa Abordagens TeóricoMetodológicas das Práticas Docentes, tem o objetivo de investigar as possibilidades do uso do celular como ferramenta para a narrativa do registro e criação das atividades cênicas, de maneira participativa no ensino e aprendizagem com os alunos do Ensino Médio na modalidade integrado do IFMA-Campus/São José de Ribamar, realizada no período de 2018 a 2019. O problema da pesquisa consiste em verificar de quais formas o celular pode contribuir para o processo de registro e criação no ensino e aprendizagem em artes da cena. A partir da compreensão das Tecnologias da Informação e Comunicação/TIC, a pesquisa faz uso da ferramenta do celular como objeto de registro das práticas teatrais, da avaliação feita pelo professor e autoavaliação dos educandos. Desse modo, permite experenciar o ato de criação em teatro por meio da videoperformance, foto filme, performance fotográfica, além de fomentar aulas mais participativas, críticas e reflexivas. O percurso metodológico adotado foi à pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos o caráter documental, depoimentos sobre experiências e questionários semiestruturados, utilização de vídeo e fotografia para registro e criação da prática cênica; análise e sistematização das informações para a defesa da Dissertação. Nessa perspectiva, propõe-se o uso de estratégias de aprendizagem em artes cênicas em diálogo com o mundo tecnológico e informatizado, aprofundando possibilidades de criação e de mediação, promovendo experiências junto aos estudantes que contribuam para o desenvolvimento criativo no ensino das artes cênicas.
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA - IFMA