Banca de QUALIFICAÇÃO: NORLAN ARAGAO LIMA

DISCENTE: NORLAN ARAGAO LIMA
DATA: 20/01/2020
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: O ESTUDO DA TEORIA DAS TÓPICAS NAS TOADAS DO BUMBA MEU BOI: proposta de execução, na guitarra elétrica, das toadas com um grupo de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM).
PALAVRAS-CHAVES: Tópicas musicais. Bumba meu Boi. Guitarra Elétrica. Parâmetros para o Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Neste trabalho, constato, nas toadas do Bumba meu Boi, produzidas no Maranhão, os elementos que caracterizam e identificam (Tópicas Musicais) cada um dos tipos de Bumba meu Boi existente no estado. Com a identificação, análise e compreensão das tópicas, configuro parâmetros que possibilitam tocar as toadas do Bumba meu Boi de forma plena. Para tanto, apresento conceitos dos grupamentos de notas que geram as tópicas, os ritmos que são usados (lugares comuns) as escalas, as progressões de acordes mais utilizadas, os nuances que as tornam diferentes de outros tipos de composição. Assim, a compreensão dos parâmetros e o estabelecimento de um conhecimento sistematizado, ajudarão no aprimoramento técnico do ensino/aprendizagem do instrumento ministrado no curso de Guitarra Elétrica da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo (EMEM) e em outros estabelecimentos de ensino musical. Não obstante, o Bumba meu Boi ser um folguedo transversal a todo o país, é no Maranhão que ele denota uma singularidade: apresenta variações em sua performance, aqui entendido como um todo (dança, música, instrumentos etc.) que geram, hoje, cinco diferentes modelos que são denominados de sotaques2 (Zabumba, Matraca ou Ilha, Baixada ou Pindaré, Orquestra e Costa de Mão), diferentemente do que acontece em outros estados brasileiros que comumente apresentam o folguedo com apenas um tipo de formato. Neste trabalho, irei considerar apenas os sotaques de Pindaré ou Baixada e Orquestra para desenvolver a pesquisa que me proponho. Assentarei minhas ideias nos conceitos de Aristóteles sobre a Arte Retórica, no discurso da linguagem musical, a partir dos entendimentos de Leonard Ratner, V. Kofi Agawu e Acácio Piedade de que a música pode ser identificada através das “Tópicas” (pequenos fragmentos recorrentes que as caracterizam e que remetem para o local de sua origem). O resultado da pesquisa será apresentado por um grupo de alunos selecionados que fará a leitura das transcrições musicais enfatizando as tópicas características de cada sotaque. A metodologia utilizada é a científica social, baseada na alteridade e na multivocidade dessa cultura musical que envolve a comunidade e a sociedade de maneira interativa e inclusiva dos personagens diretos e indiretos desse folguedo. Na análise da obra, comprovamos que os conceitos de Leonard Ratner e Acácio Piedade podem ser utilizados para a investigação de tópicas em música maranhense.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 407120 - ANTONIO FRANCISCO DE SALES PADILHA