Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS

DISCENTE: JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
DATA: 21/01/2020
LOCAL: Auditório 1 NTI
TÍTULO: A Arte invade a escola: Construção da autonomia discente a partir da ocupação escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Arte-Educação. EXPOARTE. Ocupação da Escola. Projetos na Escola. Autonomia Discente. Pertencimento Escolar.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Neste trabalho, seguimos pelas vias da pesquisa-ação, de caráter exploratório e natureza qualitativa e quantitativa, verificação empírica, em campo, conforme a coleta dos seguintes dados: questionários, entrevistas, diários de bordo. Quanto ao tipo de abordagem, buscamos aferir tanto os aspectos qualitativos (referentes ao processo) – os materiais e registros gerado pelos alunos: a) diário de bordo b) portfólio c) Provas Bimestrais avaliações tradicionais da escola em que o aluno pode pontuar de 1 a 10 pontos. (referente à aquisição de conteúdos.) d) Entrevistas – questionários que visam alcançar os demais partícipes da escola, além de ex-alunos que colaboram na continuidade dos projetos. e) O resultado das apresentações, a partir do conceito de satisfatório ou não dentro de metas pré-estabelecidas, no inicio de cada processo de montagem ou criação. Assim, objetivando, promover um espaço de pesquisa, interação e intervenção, pensado e executado com o educando, a partir da sua atuação direta. Discorreremos sobre como o ensino na Arte impacta e interfere na escola. Assim, nosso objetivo é descobrir de que maneira projetos de Amostragem resultantes das produções dos educandos, modificam o olhar dos mesmos na sua relação com o mundo, seu meio e sua escola, quando esta se propõe a ser ambiente acolhedor, democrático e diverso. As atividades desenvolvidas na escola foram: 1 Etapa: a partir de setembro de 2019: a) definir as estratégias de produção do evento: definição de calendário, escolha de equipe monitora, diálogo com a gestão sobre ocupação da escola, por dois meses, para b) desenvolvimento de ensaios, acompanhamento, o cerne da pesquisa dos alunos, o que de fato é a prática em sala de aula, o exercício. c) Elencar conteúdos, temáticas e abordagens por seguimento artístico e por sala elaboração de cronograma de ensaio, organização do evento, definição da ordem de apresentações e, finalmente, d) exposição. 2 Etapa: a partir de novembro de 2019: e) entrevistas com educandos (alunos e ex-alunos) e demais partícipes da comunidade escolar, além das f) provas, diários de bordo e materiais artísticos resultantes. Essas ações se deram na UEB Ministro Henrique de La Roque, em Paço do Lumiar – Ma, com os estudantes, de escola pública de ensino Fundamental Maior (6º a 9º anos). As atividades descritas ocorreram nos meses de setembro á novembro, durante as aulas de Arte por nós ministrada e ensaios no contraturno. Após escolha de temáticas por sala, processo de construção e pesquisa, execução do material resultante na EXPOARTE, ensaios dirigidos, execução do evento EXPOARTE na escola e coleta de dados, seguimos o exercício da escrita e interlocuções com os autores que alicerçam nossa pesquisa: Richard Courtney (1984), Ingrid Koudela (1984), Pedro Demo (1996), Arão Paranaguá (200), Carmela Soares (2010), Paulo Freire (2010), Flávio Desgranges (2003) . Para o momento, pretende-se apresentar INTRODUÇÃO, CAP 01. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CAP 02. A ESCOLA BRASILEIRA ESTÁ PREPARADA PARA O ENSINO DA ARTE; CAP 03. A SALA 12 DE TEATRO E A NOVA AVALIAÇÃO EM ARTE NA UEB HENRIQUE DE LA ROQUE; CAP 04. A OCUPAÇÃO DA ESCOLA É UM ATO POLÍTICO!
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS