Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BATISTA RODRIGUES CRUZ COMPAGNON

DISCENTE: JOÃO BATISTA RODRIGUES CRUZ COMPAGNON
DATA: 12/02/2020
LOCAL: Sala 103, bloco 1, CCH
TÍTULO: GESAMTKUNSTWERK NA EDUCAÇÃO MUSICAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS AULAS DE MÚSICA DO IFPI – CASJPI E A MONTAGEM DA ÓPERA SERRA DA CAPIVARA (PI).
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Arte Total. Linguagens Artística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa aborda os aspectos de integração entre as linguagens artísticas que compõem o componente curricular Arte e sua aproximação com a produção híbrida local na contemporaneidade. A problemática busca aproximar as aulas de música das montagens dos espetáculos artísticos regionais num processo de construção baseado no princípio da Arte Total, que encontra referência nas concepções do Gesamtkunstwerk do compositor alemão Richard Wagner (1813 – 1883). Têm-se como objetivo realizar um estudo sobre as aulas de música no Instituto Federal do Piauí –IFPI, Campus São João do Piauí - CASJPI, em conexão com a Ópera Serra da Capivara no município de São Raimundo Nonato – PI, partindo do Gesamtkunstwerk como arte total adaptada para a educação musical e compreender as aproximações entre o fazer artístico propriamente dito com as atividades desenvolvidas na educação, afim de promover alternativas para o ensino da música, motivando os alunos a aprenderem de uma forma mais ampla, por possibilitar uma conexão da música com as outras linguagens do Componente Curricular Arte. Foi criado, para realização do trabalho, o Núcleo de Artes Integradas; sendo, portanto, uma prática de música através dos aspectos sonoros presentes na dança, teatro, artes visuais e na própria execução musical. Notamos como resultado a participação mais efetiva dos discentes, mesmo aqueles que não se interessam tanto pela prática instrumental, mas que integram o projeto pela identificação com as outras artes contempladas nas montagens dos espetáculos musicais. A Música, portanto, pode servir como condutor das outras artes ampliando as possibilidades da educação musical.
Presidente - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Interno - 1714975 - MARCO AURELIO APARECIDO DA SILVA