Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLIN JOSE CARNEIRO NETO

DISCENTE: FRANKLIN JOSE CARNEIRO NETO
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: OFICINA INCLUSIVA DE TEATRO EDUCAÇÃO COM DEFICIENTES VISUAIS DO ENSINO MÉDIO: Alunos do IFMA Campus Santa Inês e da Rede Pública Municipal.
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Oficina de Teatro. Deficientes Visuais. Teatro Educação.Inclusão.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente texto discorre sobre as experimentações desenvolvidas na Oficina Inclusiva de Teatro Educação com deficientes visuais aplicada no IFMA Campus Santa Inês, onde buscou-se a construção de uma proposta didático-pedagógica viável e contemporânea que resultasse na inclusão destes alunos como praticantes de Teatro. Partiu-se do princípio de que todos podem atuar, inclusive os deficientes visuais, adaptando-se para isso a metodologia das Oficinas de Teatro Educação. Registra-se os caminhos desta inclusão, suas dificuldades, possibilidades e impedimentos práticos de execução, bem como as medidas que devem ser tomadas para se ter esta inclusão adaptada à realidade das Oficinas de Teatro. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa, de natureza empírica e exploratória através da qual busca-se analisar a participação destes alunos na referida Oficina, sua capacidade de atuação e de participação nos processos de criação de uma carpintaria teatral que facilite essa atuação, mensurando os erros e acertos deste processo, acompanhando e registrando a criação de uma metodologia que capacite a participação dos mesmos em qualquer espetáculo Teatral. Através desse procedimento busca-se afirmar a possibilidade de inclusão de deficientes visuais em todo o processo artístico teatral, da atuação à criação cênica, bem como contribuir para o processo educativo deles como um todo e para sua maior inclusão social. Neste texto apresenta-se processo em andamento e submete-se à apreciação os seguintes tópicos; A Introdução e o Primeiro capitulo, que consideramos concluído. O Segundo Capítulo, com parte do procedimento e a elaboração do processo de análise dos jogos e exercícios teatrais e o Terceiro Capítulo, ainda em processo de análise, onde abordamos alguns dos resultados da oficina ministrada.
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS