Banca de DEFESA: MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO

2020-07-21 12:12:21.039

DISCENTE: MEIRILUCE PORTELA TELES CARVALHO
DATA: 21/07/2020
LOCAL: CCH - UFMA (Videoconferência)
TÍTULO: DO REGISTRO À CRIAÇÃO: possibilidades do uso do celular no ensino e aprendizagem em artes da cena
PALAVRAS-CHAVES: Registro. Criação. Celular. Artes da Cena.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa intitulada “Do Registro à Criação: possibilidades do uso do celular no ensino aprendizagem em Artes da Cena” está vinculada ao Programa de Pósgraduação PROFARTES, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão/UFMA/UDESC. O objeto desta pesquisa refere-se ao registro e à criação teatrais, em Artes da Cena, através do uso do celular. Nesse sentido, a linha de pesquisa à qual se integra este estudo chama-se “Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes”. O objetivo geral é investigar as contribuições do uso do celular para o processo de registro e criação no ensino-aprendizagem em Artes da Cena, havendo a participação direta dos alunos. Para tanto, o local da pesquisa é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São José de Ribamar, onde se desenvolveu o trabalho com 79 discentes do Ensino MédioTécnico, na modalidade integrada, no período de 2018 a 2019. O problema científico da pesquisa consiste em verificar de quais formas o celular pode contribuir para o processo de registro e criação artísticos no ensino-aprendizagem em Artes da Cena. Para tanto, compreendendo-se a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), faz-se uso do celular enquanto ferramenta e objeto de registro das práticas teatrais, da avaliação feita pelo professor e da autoavaliação empreendida pelos educandos. Desse modo, permite-se experienciar o ato de criação, em Teatro, por meio da performance fotográfica, da videoperformance e do fotofilme, além de fomentar aulas mais participativas, críticas e reflexivas. O percurso metodológico adotado diz respeito à pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa e caráter exploratório-descritivo. Para a coleta de dados, cita-se o caráter documental dos materiais envolvidos, como levantamentos bibliográficos, questionários semiestruturados, depoimentos sobre experiências – por meio da teorização da prática de exercícios cênicos –, assim como elaboração de roteiros, montagens de cenas, jogos, improvisações e leituras de textos cênicos, além da observação e da avaliação de todo processo artístico, com a utilização de vídeos e fotografias para registro e criação de práticas cênicas de forma crítico-reflexiva. A partir disso, faz-se a análise e a interpretação dos dados, envolvendo a sistematização das informações, por meio de gráficos e fotografias. Nessa perspectiva, propõe-se o uso de estratégias de aprendizagem, em Artes da Cena, com base em um mundo tecnológico e informatizado, através do qual se aprofundam as possibilidades de criação e de mediação e se promovem experiências junto aos discentes que contribuam para o seu desenvolvimento criativo e proativo nas aulas de Arte/Teatro.
Externo ao Programa - 2065166 - CAROLINA GUERRA LIBERIO
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS