Banca de DEFESA: GEISA LETICIA SILVA

DISCENTE: GEISA LETICIA SILVA
DATA: 14/09/2020
LOCAL: São Luís
TÍTULO: CONTOS E ENCANTOS MARANHENSES NO TEATRO DE ANIMAÇÃO: uma proposta artística interdisciplinar
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Animação, interdisciplinaridade, cultura popular maranhense
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Apresento uma pesquisa em andamento, tendo como proposta investigar o potencial artístico e pedagógico do Teatro de Animação na escola a partir da produção de espetáculos, dando ênfase às lendas maranhense. Além disso, a pesquisa propõe a valorização da identidade cultural local a partir da apresentação das manifestações culturais maranhenses, utilizando-se do Teatro de Animação. Utilizarei a metodologia qualitativa e da pesquisa-ação. O público alvo são os alunos do Ensino Fundamental da UEB Henrique de La Roque em São Luís - MA. Restringirei o campo de investigação a uma turma que realizará a montagem das encenações, dando ênfase à pesquisa e ao processo de ensino aprendizagem. Inicialmente está acontecendo o processo de confecção de bonecos, de escrita das dramatizações. Posteriormente iniciaremos os ensaios, juntamente com as oficinas de expressão corporal, jogos teatrais e técnica vocal. A culminância se realizará com uma análise crítica do processo de apresentação da dramatização e um levantamento da receptividade da comunidade escolar, bem como o envolvimento dos alunos no que tange ao desenvolvimento das técnicas de animação e das habilidades da escrita e oralidade através dos textos produzidos. Todas as etapas serão registradas através de vídeos e fotos para análise e avaliação.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo ao Programa - 3194478 - JOSE DE RIBAMAR MENDES BEZERRA