Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: NORLAN ARAGAO LIMA

2020-08-09 20:37:41.443

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NORLAN ARAGAO LIMA
DATA: 10/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: O ESTUDO DA TEORIA DAS TÓPICAS NAS TOADAS DO BUMBA MEU BOI: proposta de execução, na guitarra elétrica, das toadas com um grupo de alunos da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM).
PALAVRAS-CHAVES: Bumba meu Boi. Tópicas musicais. Guitarra Elétrica. Parâmetros para o Ensino.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Neste trabalho, constato nas toadas do Bumba meu Boi, produzidas no Maranhão, os elementos musicais que caracterizam e identificam cada um dos tipos de Bumba meu Boi existentes no estado. Com a identificação, análise e compreensão das tópicas, configuro parâmetros que possibilitam tocar, utilizando a guitarra, as toadas do Bumba meu Boi de forma plena. Para tanto, apresento conceitos dos grupamentos de notas que geram as tópicas (lugares comuns), os ritmos que são usados as escalas, as progressões de acordes mais utilizadas, os nuances que as tornam diferentes de outros tipos de composição. Assim, a compreensão dos parâmetros e o estabelecimento de um conhecimento sistematizado ajudarão no processo do aprimoramento técnico do ensino e aprendizagem do instrumento ministrado no curso de Guitarra Elétrica da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (EMEM) e em outros estabelecimentos de ensino musical. Neste trabalho, irei considerar apenas os sotaques: da Baixada ou Pindaré, Matraca ou da Ilha e de Orquestra, para desenvolver a pesquisa à que me propus. Apresentarei minhas ideias respaldado nos conceitos de Aristóteles sobre a Arte Retórica, no discurso da linguagem musical, a partir dos entendimentos de Leonard Ratner, V. Kofi Agawu e Acácio Piedade de que a música pode ser identificada através das “Tópicas” (pequenos fragmentos recorrentes que as caracterizam e que remetem para o local de sua origem). O resultado da pesquisa será apresentado por um grupo de alunos selecionados que fará a leitura das transcrições musicais, enfatizando as tópicas características de cada sotaque. A metodologia utilizada foi a científica social, baseada na alteridade e na multivocidade dessa cultura musical que envolve a comunidade e a sociedade de maneira interativa e inclusiva dos personagens diretos e indiretos desse folguedo. Na análise da obra, comprovamos que os conceitos de Leonard Ratner e Acácio Piedade podem ser utilizados para a investigação de tópicas em música maranhense. Na análise harmônica, descreverei os acordes musicais, utilizando-me da nomenclatura da Harmonia Funcional, muito utilizada na música popular.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ACÁCIO TADEU DE CAMARGO PIEDADE - EDESC
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 407120 - ANTONIO FRANCISCO DE SALES PADILHA

fim do conteúdo