Banca de DEFESA: GEISA LETICIA SILVA

DISCENTE: GEISA LETICIA SILVA
DATA: 14/09/2020
LOCAL: São Luís
TÍTULO: CONTOS E ENCANTOS MARANHENSES NO TEATRO DE ANIMAÇÃO: uma proposta artística interdisciplinar
PALAVRAS-CHAVES: Teatro de Animação, interdisciplinaridade, cultura popular maranhense.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Apresento uma pesquisa que tem como proposta investigar o potencial artístico e pedagógico do Teatro de Animação na escola, bem como a sua inserção a partir da produção de espetáculos, dando ênfase às lendas maranhense. Além disso, a pesquisa propõe a valorização da identidade cultural local a partir da apresentação das manifestações culturais maranhenses, utilizando-se do Teatro de Animação. Foi utilizada a metodologia qualitativa e da pesquisa-ação. O público alvo foram os alunos do Ensino Fundamental da UEB Henrique de La Roque Almeida em São Luís - MA. O campo de investigação foi restrito a uma turma que realizou a montagem das encenações, dando ênfase à pesquisa e ao processo de ensino aprendizagem. Além do processo de confecção de bonecos, de escrita das dramatizações, foram realizados os ensaios, juntamente com as oficinas de expressão corporal, jogos teatrais e técnica vocal. A culminância se realizou com uma análise crítica do processo de apresentação da dramatização e um levantamento da receptividade da comunidade escolar, bem como o envolvimento dos alunos no que tange ao desenvolvimento das técnicas de animação e das habilidades da escrita e oralidade através dos textos produzidos. Todas as etapas foram registradas através de vídeos e fotos e questionários para análise e avaliação.
Presidente - 2310856 - TACITO FREIRE BORRALHO
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO