Banca de DEFESA: EVARISTA BARBOSA GUIMARAES MARTINS

DISCENTE: EVARISTA BARBOSA GUIMARAES MARTINS
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: CAFÉ COM ARTE CONTEMPORÂNEA:Tramas e Poéticas para as Artes Visuais no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: arte contemporânea; metodologia; arte maranhense, encontro com artistas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Apresentamos uma pesquisa que tem a proposta de contribuir para o ensino e aprendizagem da arte visual contemporânea no Ensino Médio. O objetivo geral da pesquisa “Café com Arte Contemporânea: Tramas e Poéticas para Artes Visuais no Ensino Médio” foi aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem da arte visual contemporânea, a partir do diálogo entre os artistas visuais locais e os alunos, potencializando a reflexão sobre a diversidade das linguagens, materialidades e temas da produção artística contemporânea. Utilizamos a metodologia de pesquisa-ação participante, numa abordagem quali/quantitativa, linha exploratório-descritiva, pautada em procedimentos de coleta de dados, por meio de questionários e relatos de experiências junto aos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I, na periferia de São Luís. A pesquisa está dividida em etapas: inicialmente aconteceram leituras de textos, apresentação de imagens impressas e em vídeo, a partir das quais foram abordadas a conceituação da arte, a estética contemporânea, a vida e as obras dos artistas visuais locais; em seguida, foram realizadas visitações às exposições em galerias de arte e/ou centros culturais de arte contemporânea e encontros com artistas visuais locais na escola. O projeto teve a duração de seis meses, culminando com produções de trabalhos plásticos, quando os alunos tiveram a oportunidade de elaborar projetos poéticos que foram apresentados ao longo da pesquisa para a comunidade escolar.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Presidente - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO