Banca de DEFESA: JOÃO CARLOS PIMENTEL CANTANHEDE

DISCENTE: JOÃO CARLOS PIMENTEL CANTANHEDE
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO MUSEAL: O MUSEU COMO MEIO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Educação Museal. Educação de Jovens e Adultos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A educação museal se constitui como um dos pilares para o ensino/aprendizagem das Artes Visuais na atualidade. A pesquisa apresentada neste texto dissertativo teve como objetivo geral investigar as possibilidades de utilização dos museus como meio de ensino/aprendizagem em Artes Visuais visando alcançar uma aprendizagem significativa em Arte. Sendo uma PesquisaAção, buscou desde o princípio, o envolvimento dos alunos como agentes propositores nos diversos estágios e etapas da pesquisa realizada no subsistema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino São José Operário (CESJO). Tendo como recorte temporal os anos de 2018 e 2019. Utilizou a pesquisa narrativa em gêneros: visual e escrita a partir das experiências museais dos sujeitos pesquisadores e pesquisados. Para a construção das narrativas visuais recorreu à artografia, par visual e método comparativo. Abordagens metodológicas específicas das artes com seus sistemas de produção e leitura de objetos museais, que deram suporte e instrumentalização na dimensão do educar artisticamente por meio de museus. Como resultado constatou aspectos quanti/quali dos quais dá ênfase ao engajamento de alguns docentes da escola, bem como dos alunos e de seus acompanhantes. Apresenta os resultados obtidos com a realização dos produtos de aprendizagem observados por meio de análises e que permitiram concluir que a educação museal é uma significativa alternativa para o ensino das Artes Visuais.
Externo ao Programa - 1911645 - FRANCIMARY MACEDO MARTINS
Interno - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA