Banca de DEFESA: MARIA RISOLANGE TAVARES DE OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA RISOLANGE TAVARES DE OLIVEIRA
DATA: 05/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: AS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS E O ENSINO DA ARTE: por um pensamento ambiental/sustentável
PALAVRAS-CHAVES: Reaproveitamento; Arte contemporânea; Arte/educação; Materiais e objetos; Ambiente.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa quanti-qualitativa de natureza artístico/pedagógica se propõe a analisar um processo de criação para compreender o reaproveitamento de materiais e objetos descartados como meio de incentivo e contribuição para o despertar de uma consciência artística e ambiental/sustentável dos alunos do 9º ano da Unidade Básica Gomes de Sousa. A instituição escolar participante desta pesquisa se localiza na zona rural de São Luís, região em que a população vive a seguinte dicotomia: de um lado as carências e mazelas sociais, econômicas e culturais e do outro as grandes empresas que se instalam na localidade, devastando, desmatando e poluindo seus mangues e mares, transportando as riquezas do Maranhão por intermédio do Porto do Itaqui para outros países e Estados. Propusemo-nos a investigar a ação educacional na utilização de resíduos sólidos no processo criativo, levando os alunos a reconhecerem nesses recursos possibilidades artísticas, construindo um sentido de consciência em relação aos cuidados com a sustentabilidade e o ambiente. Utilizamonos a Arte Contemporânea, a partir do estudo da obra dos artistas Frans Krajcberg, Vik Muniz e Cláudio Costa como forma de expressão para a inclusão e reconhecimento social e educacional, mostrando a possibilidade de reaproveitamento e ressignificação utilizada por eles em seus trabalhos. A pesquisa tem como base bibliográfica autores como: Guattari (2017), Gullar (2005), Certeau, (2018) e Dewey (2010). A pesquisa mostrou por meio de questionários aplicados com as famílias dos alunos participantes que os mesmos por intermédio dos estudos e das atividades práticas realizadas durante o projeto apresentaram mudanças na maneira de lidar com os resíduos descartados no seu dia-a-dia, sendo perceptível o despertar da consciência artística, ambiental e sustentável a partir das possibilidades artísticas e educacionais do reaproveitamento dos materiais e objetos descartados na natureza, compreendendo que é possível produzir arte preservando o ambiente.
Presidente - 334.671.883-20 - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA
Externo ao Programa - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA