Banca de DEFESA: ANDRÉA LÚCIA DOS SANTOS FERREIRA RODRIGUES

DISCENTE: ANDRÉA LÚCIA DOS SANTOS FERREIRA RODRIGUES
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE HABILIDADES CRIATIVAS NO CURSO FUNDAMENTAL INFANTIL DE PIANO DA EMEM: um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical. Ensino do piano. Habilidades criativas. Material didático.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Sabe-se que o ensino de música contribui para o desenvolvimento sensorial, motor, emocional e social da criança, especialmente se há espaço para criatividade e experimentação. Propõe-se a refletir o desenvolvimento de habilidades criativas integradas às habilidades técnicas, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos matriculados no Curso Fundamental Infantil de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão Prof.ª Lilah Lisboa de Araújo – EMEM. O estudo foi fundamentado no modelo C(L)A(S)P de Swanwick (1979, 2003, 2014), nas pesquisas e materiais de França (2000, 2001, 2008, 2013) e Gainza (1987, 1988), em que a composição, a apreciação e a performance são compreendidas como modalidades centrais do fazer musical abrangente. A metodologia adotada foi um estudo de caso com padrão qualitativo, tendo como referenciais teóricos: Gil (2008), Goldenberg (2004) e Cunha (2009). A partir da observação participante, obteve-se os dados de análise das atividades de apreciação, improvisação, imitação e criação desenvolvidas com os alunos em sala de aula, utilizando diário de campo, registro fotográfico, gravações em áudio/vídeo e questionário aplicado entre os professores de piano. No final do semestre, realizou-se um recital autoral com a apresentação das composições pelos próprios alunos/participantes da pesquisa. Constatou-se que o uso de um material didático complementar é uma prática comum entre os docentes, e a composição é a habilidade criativa ausente das ações metodológicas dos professores. A integração das habilidades criativas e das habilidades técnicas promove o aprendizado e a compreensão da linguagem musical. Conclui-se que a inserção de habilidades criativas no ensino de piano contribui para um fazer musical criativo, expressivo, integrador e mais participativo dos alunos de piano.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 1714975 - MARCO AURELIO APARECIDO DA SILVA