Banca de DEFESA: ELMA VILMA SILVA FERREIRA

DISCENTE: ELMA VILMA SILVA FERREIRA
DATA: 14/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: TRILHA DE SONS DO LICEU: o estudo da paisagem sonora e os desafios da educação musical na escola pública.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Música. Ecologia. Acústica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Com a crescente urbanização das cidades, elevados níveis de poluição sonora têm sido sentidos, impactando diferentes aspectos das relações humanas, inclusive o ensino e a aprendizagem nas escolas. Teve-se por objetivo averiguar se um estudo da paisagem sonora de uma instituição pública colabora para a percepção da influência das características do ambiente acústico sobre o nível de atenção dos alunos durante as aulas, enfocando a trajetória da educação musical no Brasil, os conhecimentos sobre paisagem sonora, ecologia acústica e as perspectivas pedagógicas em educação sonora. Por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Liceu Maranhense, alicerçado no uso da metodologia qualitativa, procedeu-se a observação participante e a aplicação de questionários com alunos, professores, coordenação e direção, bem como o desenvolvimento de atividades investigativas de escuta atenta e a realização de circuitos de aferições em diferentes ambientes da escola. O estudo constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos que foram percebidos e registrados pelos alunos; observou que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais; apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído. Conclui-se que as condições do ambiente acústico escolar comprometem a atenção, a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos, mas que essa realidade poderá ser transformada, sobretudo se as iniciativas de educação musical e sonora, desenvolvidas ao longo da investigação, se tornarem cotidianas e contribuírem para a formação de educandos potenciais ouvintes, capazes de colaborar para a reconstrução de paisagens sonoras mais saudáveis.
Externo à Instituição - MARCELO SILVEIRA PETRAGLIA - USP
Presidente - 1714975 - MARCO AURELIO APARECIDO DA SILVA