Banca de DEFESA: RAIMUNDO MORAIS PESSOA FILHO

DISCENTE: RAIMUNDO MORAIS PESSOA FILHO
DATA: 15/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: RELEITURA NAS ARTES VISUAIS: contribuições à leitura da imagem pictórica nas aulas de Arte do Instituto Federal do Maranhão – Campus Açailândia
PALAVRAS-CHAVES: Arte/Educação. Artes Visuais. Leitura Crítica de Imagem Pictórica. Releitura
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação tem como objeto de estudo o processo de análise da imagem pictórica no âmbito da Arte/Educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de reflexão crítica do educando por meio da prática de releitura contextualizada, a partir da sua leitura de mundo. Propõe formas de integrar a leitura de imagem da obra de arte pictórica, mediadas pelo emprego de abordagens específicas desenvolvidas para tal finalidade, contribuindo para a identificação, tradução e domínio dos elementos e códigos formais próprios da linguagem visual, bem como entendimento da estrutura dos textos visuais, caracterizados por uma gramática visual específica. Metodologicamente, o trabalho orienta-se pela pesquisa bibliográfica e pesquisaação. Além disso, os resultados são analisados de forma qualitativa, pois o corpus é formado pelas próprias obras de releituras dos alunos participantes. Como aporte teórico metodológico, destacamos estudos sobre a Iconografia/Iconologia de Erwin Panofsky, do Sistema Image Watching de Robert Ott e da Abordagem/Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa. Nos ancoramos nestes teóricos da imagem e da Arte/Educação que ressaltam a importância da leitura da imagem e a necessidade de uma educação visual. Para tanto, esses estudos e sistematizações orientam um trabalho de caráter teórico/prático. Durante a pesquisa, nos permitimos compartilhar saberes e fazeres e também adquirir novas aprendizagens junto aos envolvidos no processo durante a pesquisa-ação, de modo a contribuirmos com a formação de leitores críticos, criativos e propositores de novas imagens passíveis de outras leituras.
Presidente - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo à Instituição - LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS - IFMA