Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: THAIS DE BRITO SILVA

2020-10-16 01:09:48.531

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS DE BRITO SILVA
DATA: 17/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: DANÇAE DECOLONIALIDADE NO PALCO DA ESCOLA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Danças, Escola, Ensino fundamental II, Decolonialidade, cultura afras ameríndias.
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A dança como linguagem artística é conteúdo obrigatório no ensino básico. Conquista que aconteceu na década de 80 pela luta da arte na educação, marcada historicamente pela hegemonia epistemológica eurocêntrica nas escolas, deixando as artes afras e indígenas como conteúdo secundário. Fortalecendo assim o preconceito, a negação das artes dos grupos minoritários étnicos, e contribuindo para um comportamento etnocêntrico por parte da comunidade escolar. Em uma realidade observada na Escola Municipal Severiano de Azevedo Anexo Sertãozinho, constatou-se alunos/as e funcionários/as distantes dos discursos sobre dança e a rejeição pela cultura afro-ameríndia. Notou-se um desafio de ensinar dança no Ensino Fundamental II como reflexo de uma educação colonialista, na qual os saberes instalados nas manifestações culturais de matriz africana e indígena foram calados no Brasil pela arte hegemônica europeia, como forma de catequização, política e dominação de uma classe. No presente estudo, o objetivo foi desenvolver uma experiência pedagógica com os/as alunos/as do Ensino Fundamental II que possibilite uma educação decolonial por meio da investigação sobre danças que têm suas origens nos rituais afros e indígenas. No que concerne a metodologia, como visa gerar uma solução mediante ao problema e envolve interesse local, esta pesquisa é de natureza aplicada teórico-prática, com abordagem do problema quantiqualitativa e de caráter exploratório. Para avaliar a relação dança e escola, os instrumentos técnicos adotados foram levantamentos bibliográficos, estudo de caso, pesquisa-ação, entrevista com a direção da escola e com o corpo discente. E, devido ao estudo estar voltado para um tema que há poucas referências acadêmicas; configurou-se também uma abordagem descritiva, uma vez que se pretendeu expor as características das danças étnicas e ritualísticas do Maranhão, especificamente de Icatu. Articulou-se nesse trabalho diálogos de cunho sociológico, antropológico, educacional e artístico utilizando referências teóricas de Stuart Halls, Néstor Canclini, Homi Bhabha, Aníbal Quijano e o semiólogo argentino Mignolo. Os temas correlacionados às danças e ritual foram fundamentados nas abordagens de Roger Garaudy, Lícia Shancez, Isabel Marques, Rudolf Laban, Dubatti e Zeca Ligiéro.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2483402 - CASSIA REJANE PIRES BATISTA
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA
Interno - 2310856 - TACITO FREIRE BORRALHO

fim do conteúdo