Banca de DEFESA: VALÉRIA MOREIRA GARCIA VILAR VEIGA

DISCENTE: VALÉRIA MOREIRA GARCIA VILAR VEIGA
DATA: 16/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: MUSICALIDADE, CULTURA E A DINÂMICA DA CORRIDA COM TORA ENTRE OS RAMKOKAMEKRÁ CANELA (MA)
PALAVRAS-CHAVES: Ramkokamekrá Canela. Música. Corrida com Tora.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa “Musicalidade, Cultura e a Dinâmica da Corrida com Tora entre os Ramkokamekrá Canela (MA)” está vinculada ao Programa de Pós-Graduação PROFARTES, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão /UFMA/UDESC. O objeto desta pesquisa refere-se à música, cultura e a dinãmica da corrida com tora entre os Ramkokamekra Canela - MA. Nesse sentido, a linha de pesquisa à qual se integra este estudo chama-se “Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes”. O objetivo geral é analisar, a partir da etnomusicologia, o canto do povo Ràmkôkamẽkra Canela da aldeia Escalvado (MA) no contexto da Corrida com Toras, relacionando c local da pesquisa é a Aldeia dos Indígenas Ramkokamekrá Canela em Escalvado, Barra do Corda – MA e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Pedreiras, onde se desenvolveu o trabalho com os alunos do Ensino Médio-Técnico na modalidade integrada, no período de 2017 a 2020. O problema científico da pesquisa consiste em verificar de que forma o estudo da etnomusicalidade Ramkokamekrá Canela pode contribuir para um maior conhecimento da cultura indígena em sala de aula, possibilitando uma maior aplicabilidade da legislação educacional acerca da temática indígena. Nesse sentido, fundamentam esse estudo: Bastos, Barros, Crocker, Nimuendaju, Paio, Piedade, Ribeiro, entre outros, Faz-se uma relação da música com a Corrida com Tora, por serem os rituais mais rotineiros e cotidianos na vida do povo Ramkokamekrá Canela. Situa-se os principais aspectos culturais dos Ramkokamekrá Canela. Fala se da Corrida com Tora e sua utilização no dia-a-dia e nas festividades. Descreve-se e analiza-se as principais músicas utilizadas no ritual da Corrida com Tora. Mostra as experiências pedagógicas dos docentes sobre a temática indígena em sala de aula. Relata o histórico do trabalho pedagógico realizado no IFMA. Os procedimentos metodológicos que deram embasamento a esta pesquisa foram bibliográficos, descritivos, com enfoque qualitativo, através de uma pesquisa de campo. Falar sobre pesquisa em etnomusicologia remete imediatamente à questão da etnografia e das práticas de trabalho de campo. Para a coleta de dados, cita-se os levantamentos bibliográficos para esta pesquisa que foram efetuados a partir de livros, artigos, teses, dissertações, questionários semiestruturados, depoimentos com indígenas da aldeia dos Ramkokamekrá Canela, vídeos, gravações musicais e fotografias para registro que se cercaram da temática para complementarem e embasarem teoricamente o desenvolvimento do estudo. A partir disso, faz-se a análise e a interpretação dos dados, envolvendo a sistematização das informações, por meio de gráficos e fotografias. Nessa perspectiva, propôe-se estratégias de aprendizagem, roteirização para criação de núcleos / grupos de estudos da cultura indígena nas escolas, através do qual sugere-se atividades que podem ser desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, tendo como pressuposto a valorização e o fortalecimento étnico dos povos indígenas, atividades estas, que contribuirão para incentivar o trabalho com questões indígenas na escola.
Presidente - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Interno - 407120 - ANTONIO FRANCISCO DE SALES PADILHA