Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO DE ARAUJO ALVES

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO DE ARAUJO ALVES
DATA: 19/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: UMA EXPERIÊNCIA COM AS LINGUAGENS PICTÓRICA E FOTOGRÁFICA NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino das Artes Visuais. Pintura. Fotografia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de promoção do contato concreto com expressões artísticas - Pictóricas e Fotográficas - no processo de ensino das Arte Visuais, com referenciais desde o século XIX ao tempo presente. Em contato com esse universo imagético, então, a pesquisa visou criar possibilidades de contextualização teoria-prática pelos alunos, nos modos de fazer, pensar e compreender “arte”2 nas aulas de “Arte”3 da Instituição do Ensino Básico Federal “Escola Caminho das Estrelas” – ECE4. A Linha de Pesquisa é Abordagens Teórico Metodológicas das Práticas Docentes, com ênfase no recorte metodológico experimental de fazer artístico pictórico e fotográfico pelo alunado, fonte de objeto de investigação pelas atividades pedagógicas propostas. Essas ações criativas autorais discentes refletiram a contextualização dos seus modos de ver e entender o mundo que os cercam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, optando-se pelo método bibliográfico e pesquisa-ação participante. O objetivo foi experimentar e analisar possibilidades da prática pictórica e fotográfica como ação artístico/educativa significativa. O estado da arte foi alicerçado pelo tripé de três teóricos fundamentais para o Ensino da Arte na escola na contemporaneidade: a pesquisadora e arte/educadora Ana Mae Barbosa, que através de seus estudos da Abordagem Triangular, orientou a proposta educativa ao aprendiz pelo fazer, apreciar e contextualizar, como processo significativo para compreensão da imagem; John Dewey, que trouxe as bases teóricas da arte como experiência, levando a reflexão através da criação de imagens produzidas nas aulas de arte; e Herbert Read, poeta, historiador e crítico de arte que foi responsável pelo desenvolvimento conceitual de Educação através da Arte na segunda metade do século XX. O processo de implementação da proposta pedagógica da pesquisa partiu de ações como palestras, ensaios fotográficos e oficinas de fotografia digital, câmera escura, pintura em tela e fotografia pinhole, realizados por profissionais da área realizada com os alunos participantes do projeto. O resultado dessa pesquisaação originou também uma exposição com as produções em pintura e fotografia realizadas pelos alunos, a partir das experiências vividas com as expressões artísticas pictóricas e fotográficas oportunizadas a eles.
Externo ao Programa - 2065166 - CAROLINA GUERRA LIBERIO
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS