Banca de DEFESA: MARILU MORAES ARAUJO

DISCENTE: MARILU MORAES ARAUJO
DATA: 19/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: AS ARTES VISUAIS E A CULTURA POPULAR NO ENSINO MÉDIO: Blocos Tradicionais de São Luís do Maranhão e a valorização das identidades comunitárias
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Cultura Popular. Bloco Tradicional. Identidades Comunitárias.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar o fortalecimento das identidades comunitárias existentes em um Bloco Tradicional, por meio do estudo da cultura popular, nas aulas de Artes “Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes”, ligada ao Programa de Mestrado PROF ARTES. Foi desenvolvida no Centro de Ensino São José Operário (CESJO), entre os anos de 2019/2020, por meio de vivências e experimentações que contribuíram para o desenvolvimento estético, crítico e reflexivo dos educandos no que se refere aos seus processos de produção e apreciação artísticas, tendo por referência o Bloco Tradicional “Tropicais do Ritmo”. Para o alcance dos objetivos propostos, é pertinente saber de que forma as alegorias, as imagens e os símbolos de um Bloco Tradicional podem contribuir para o conhecimento sobre cultura popular e identidades comunitárias em aulas de Artes Visuais do Ensino Médio. Norteiam esse trabalho Barbosa (2010), Bakhtin (1987), Hall (2011), Hernández (2007), Rancière (2005), Bauman (2003), Canclini (1983), Ciampa (1984), Silva (2009), Moreira Neto (2016), Tinhorão (2006), entre outros. O trajeto metodológico tem por base o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisas, palestras, visitas e entrevistas semiestruturadas com pessoas que estão envolvidas com a cultura popular maranhense. O registro de tudo foi feito por meio de questionários, fotos e vídeos, que deram origem a um material visual e documental sobre as identidades comunitárias que trabalham para que a cultura e, em especial, o Bloco Tradicional, possam acontecer, enfatizando, dessa forma, a importância dessas pessoas para a preservação e valorização da cultura popular no Maranhão. Apresenta-se o resultado por meio de uma exposição dos trabalhos dos alunos do CESJO, na técnica de serigrafia.
Interno - 2805073 - ELISENE CASTRO MATOS
Externo à Instituição - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA - UEMA