Banca de DEFESA: RAFAELA MARIA FRANÇA GUIMARÃES

2020-10-20 10:08:46.607

DISCENTE: RAFAELA MARIA FRANÇA GUIMARÃES
DATA: 20/10/2020
LOCAL: CCH - UFMA (Videoconferência)
TÍTULO: A CRIAÇÃO TEATRAL A PARTIR DO CONTO “O GATO PRETO” DE EDGAR ALLAN POE: processos cênicos com o Grupo de Teatro Mímesis do IFMA/Campus Grajaú.
PALAVRAS-CHAVES: Teatro. Contos. Edgar Allan Poe. Processo de criação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa propõe a investigação do processo criativo dos (as) alunos (as) do Grupo de Teatro Mímesis do IFMA/Campus Grajaú tendo como ponto de partida o gênero narrativo conto através da obra “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe e sua passagem para a linguagem teatral. Trata-se de uma abordagem qualitativa, pesquisa ação participante, descritiva, cujos caminhos percorridos se deram a partir dos seguintes procedimentos criativos: estudo do conto; pesquisas teóricas; leitura grupal; diários de bordo; narração do conto com recursos externos; gravações de narrativas; construções de fragmentos teatrais; chuva de ideias em cartazes; slam; montagem de cenas; exercícios com/sobre narrativas e narrador; jogos teatrais; estudo de personagem com experimentação de caracterização/maquiagem e trabalho com projeção da sombra. Esses procedimentos foram utilizados na tentativa de entender caminhos para a criação cênica por meio do gênero conto, cujos resultados apontaram para as construções de solos narrativos “Faces de Hamlet”, encenações com a linguagem da animação e a transcriação teatral “Gato Preto”. A proposta traz consigo experiências que instigam a reflexão sobre a importância do processo de criação cênica no fazer artístico na escola.
Externo à Instituição - ANDREA STELZER - UERJ
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS