Mestranda do PGLetras ministrará curso de extensão promovido pela Universidade Federal de Santa Maria

2023-02-16 13:49:31.418

Do dia 23 a 24 e de 27 a 28 deste mês, às 14h30, a mestranda do Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Maranhão Gabriela Lages Veloso ministrará, via Google Meet, o curso de extensão “A Mulher nos Espelhos de Virginia Woolf e Clarice Lispector”, promovido pelo projeto “Literaturas Anglófonas” do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Com a possibilidade também de assistir somente às gravações das aulas, os amantes da literatura poderão realizar suas inscrições até o dia 28, via site do curso, em que, inclusive, deverão efetuar o pagamento de taxa única de R$ 80 para participar.

A iniciativa tem por objetivo apresentar uma leitura comparada dos contos “A Dama no Espelho” (1929), da escritora inglesa Virginia Woolf, e “A Melhor Mulher do Mundo” (1960), da escritora brasileira Clarice Lispector. Também visa apurar a representação feminina diante dos espelhos contidos nesses contos, por meio do diálogo literário com o campo filosófico.

Gabriela Lages revela que, ao longo do curso, compartilhará seus conhecimentos sobre a literatura comparada adquiridas durante seu mestrado no PPGLetras. “Desde a graduação na Uema, sempre tive um grande amor pela literatura e, com isso, aprofundei-me no âmbito da pesquisa literária. Contudo foi no mestrado da UFMA que pude, de fato, prosseguir com meus estudos e me especializar na área da literatura comparada”, completou.

O convite surgiu por meio de uma chamada para propostas de cursos com temáticas que giram em torno de literaturas inglesas. “Adaptei a ideia que tive em um artigo científico que produzi durante o mestrado e, por conseguinte, organizei um curso que faz uma comparação desses contos”, comentou. O artigo, em questão, foi publicado no e-book “O Atman das Palavras: estilhaços do ser na narrativa lispectoriana”.

Honrada em poder representar a Universidade Federal do Maranhão na UFSM, a mestranda acredita que o curso receberá participantes de todas as regiões do país, graças à internet. “Estou muito animada. Já liderei palestras, oficinas e cursos em eventos, porém foram todas de curta duração. É o Nordeste fazendo-se presente cada vez mais nas universidades federais do Sul do Brasil”, comentou Gabriela, com empolgação.

Saiba mais

Gabriela Lages também é escritora e poeta. Atualmente, é bolsista da Capes, colunista da Revista Sucuru e do Feminário Conexões, editora do núcleo poético Sociedade Carolina e membro do projeto “Entre Vasos y Versos”, que conta com a participação de escritores de diversas nacionalidades.

Já colaborou com coletâneas e revistas no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de letras, com ênfase em literatura brasileira. Atua, principalmente, nos temas “A representação simbólica do espelho” e “A relação entre literatura e filosofia, narrativas contemporâneas e literatura comparada

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras