Banca de DEFESA: PAULO CIRIO SILVA

DISCENTE: PAULO CIRIO SILVA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: meet.google.com/hag-tayo-era
TÍTULO: MODOS DE OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO MESSIÂNICO: CHARLES MANSON, A BIOGRAFIA .
PALAVRAS-CHAVES: Manson. Falso guru. Messias. Objetivação do sujeito.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO: Charles Manson foi um falso guru americano que aterrorizou a sociedade americana no verão de 1969 por arquitetar o assassinato da atriz americana Sharon Tate – e seus amigos – e do casal LaBianca. Em 1967, ele formou em um rancho abandonado a famosa seita Família Manson, cujo grupo de seguidores o idolatravam como se fosse um conselheiro espiritual, um messias. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar como o sujeito Charles Manson é objetivado pela mídia americana a partir de depoimento de seus ex-seguidores e pela obra biográfica escrita por Jeff Guinn em 2014. O aporte teórico desta pesquisa tem como embasamento A Arqueologia do Saber (FOUCAULT, 2008); Dicionário de Teologia Fundamental (BARAÚNA, 1994); e O governo de si e dos outros (FOUCAULT, 2010). Para isso, a metodologia usada para a construção do corpus é de cunho bibliográfico, onde se analisa a objetivação do sujeito a partir da mídia americana por meio dos depoimentos dos ex-seguidores de Manson e da biografia escrita por Guinn.
Presidente - 1526164 - ILZA DO SOCORRO GALVAO CUTRIM
Interno - 407784 - MARIZE BARROS ROCHA ARANHA