Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNATANAEL SILVA PAIVA

DISCENTE: ANNATANAEL SILVA PAIVA
DATA: 04/12/2020
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: TELEMETRIA COM O USO DE ARDUINO EM LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO MÉDIO: uma metodologia alternativa para ensinar Cinemática no lançamento oblíquo de foguetes de garrafa PET
PALAVRAS-CHAVES: Campo conceitual. Cinemática. Sequência didática. Telemetria.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho apresenta uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que relaciona a temática dos conceitos vistos na cinemática do lançamento oblíquo com a prática da utilização de um kit experimental de foguete de garrafa de refrigerante com a tecnologia do arduino para o ensino de Física, norteado pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnauld e do Construcionismo de Papert. Um fato que se observa constantemente em sala de aula é a dificuldade que os alunos apresentam em relacionar os conceitos físicos com as fórmulas e as situações-problemas associadas com o fenômeno, a utilização de uma ferramenta tecnológica como a telemetria de lançamento de foguetes apresenta uma alternativa metodológica motivadora para o ensino de conceitos da cinemática e o desenvolvimento dos campos conceituais dos alunos de uma forma prática e lúdica. Sobre as etapas de uma UEPS, pretendese investigar os conhecimentos prévios dos alunos e promover o ensino de maneira organizada e interessante para o aprendizado de situações físicas reais até então observadas somente por meio de fórmula abstratas e livros didáticos. Por isso, justifica-se a elaboração desse produto educacional pela motivação e grande interesse dos alunos pela experiência já bem-sucedida em participações de competições cientificas nacionais em lançamento de foguetes na escola ao longo dos últimos anos. Almeja-se, portanto, tornar as aulas de física mais interessantes e fáceis de serem compreendidas, além de fornecer um material para que outros professores utilizarem em qualquer ambiente educacional e possam se motivar e enriquecer suas aulas sobre o tema proposto.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO