Banca de DEFESA: DADSON LUIS FERREIRA LEITE

DISCENTE: DADSON LUIS FERREIRA LEITE
DATA: 24/06/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Robótica Educacional. Ensino de Física. Cinemática. Arduino.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O ensino da Física na educação básica possui uma série de problemas identificados por muitos pesquisadores, que vão desde a maneira como esses conceitos são trabalhados nesta etapa, passando pela falta de motivação dos discentes e profissionais sem formação para lecionar Física, até chegar à falta de infraestrutura apropriada da sala de aula e de laboratórios para prática experimental. Associado a todas essas questões há também a concepção equivocada de alguns alunos sobre a Física no ensino médio ao interpretála como sendo uma matemática contextualizada. Apesar dessas dificuldades, muitos professores creem no seu papel de facilitador e conseguem influenciar a aprendizagem de seus alunos através ferramentas e estratégias de ensino que aliam a tecnologia com a educação, no intuito de motivá-los a produzir conhecimento e despertar o interesse de chegar mais além. Pensando nisso, desenvolvemos uma proposta pedagógica baseada em uma sequência didática que utiliza a robótica educacional como ferramenta facilitadora de ensino da Cinemática para estudantes do Ensino Médio. Tal proposta incorpora o uso de um robô desenvolvido para observar suas trajetórias em diferentes circunstâncias de movimento, em que o registro desses movimentos se dá por meio de gráficos gerados por um aplicativo para smartphone e tablet denominado de Phyphox. O marco teórico da aprendizagem desta proposta é ancorado na perspectiva da teoria do construtivismo e no construcionismo. A validação de nossa proposta e a verificação da aprendizagem dos alunos se dá através de observações em sala de aula da interação e participação dos estudantes e pela aplicação de questionários. O conjunto desses instrumentos de avaliação nos permitiu acreditar que nossa proposta pode ser utilizada como prática experimental em sala de aula para compreensão dos conceitos da Cinemática, pois as discussões feitas a partir dos dados coletados discriminam uma contribuição significativa para o processo de ensino-aprendizagem.
Interno - 2877563 - CLENILTON COSTA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DANIEL GIRARDI - UFSC