Banca de DEFESA: ANNATANAEL SILVA PAIVA

DISCENTE: ANNATANAEL SILVA PAIVA
DATA: 01/10/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: TELEMETRIA COM O USO DE ARDUINO EM LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO MÉDIO: uma metodologia alternativa para ensinar Cinemática no lançamento oblíquo de foguetes de garrafa PET
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa; Sequência didática. Cinemática; Telemetria.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa que relaciona a temática dos conceitos vistos na cinemática do lançamento oblíquo com a prática experimental por meio da telemetria de lançamento de foguete de garrafa PET. O objetivo central desta pesquisa é descrever a elaboração de um kit experimental para lançamento de foguetes de garrafas PET com uso do Arduino através de cinco etapas de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que parte desde a investigação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos relacionados a cinemática até a demonstração que o ensino de Física pode ser promovido de uma maneira organizada, traduzindo seus fenômenos em problemas interessantes para os alunos, possíveis de serem resolvidos, observados na prática. Esta proposta foi desenvolvida em parceria com estudantes do primeiro ano do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), localizado na cidade de Barra do Corda - MA. Os lançamentos dos projeteis foram realizados fora dos limites da escola devido as exigências de segurança dos envolvidos, em que num deles, os estudantes puderam observar uma boa precisão para o cálculo do alcance quando comparadas a trajetória real produzida pelo movimento do foguete com seu trajeto ideal, além de uma compreensão mais detalhada de outros conceitos inerentes ao movimento obliquo como aceleração e a ação da força gravitacional. Avaliamos a prática proposta nas diferentes etapas da UEPS e constatamos que a participação efetiva somada a produtividade dos estudantes nos permitiu concluir que houve indícios de aprendizagem significativa, pois conseguimos identificar as dificuldades e desenvolver estratégias de como os estudantes poderiam superar tal desafio. Portanto, com este produto educacional, almeja-se torná-lo um material instrucional para uso em qualquer ambiente educacional que motive e enriqueça as aulas sobre o tema proposto.
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO