Banca de QUALIFICAÇÃO: VICENTE DE PAULA ALMEIDA TINOCO

DISCENTE: VICENTE DE PAULA ALMEIDA TINOCO
DATA: 18/11/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA DE CORRENTE ALTERNADA COM ARDUINO: uma sequência didática como ferramenta lúdica para a aprendizagem de alguns conceitos de eletricidade e eletrodinâmica
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Sequência didática. Eletrodinâmica
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O ensino das disciplinas voltadas para o estudo de ciências nas escolas da educação básica tem se mostrado na maioria das vezes desafiador, o que tem motivado diversos educadores a desenvolverem alternativas que facilitem a aprendizagem diante dos muitos cenários adversos. A Física é uma ciência experimental e como tal precisa da experimentação para o seu ensino, porém muitas escolas apresentam carência de laboratórios ou de determinadas práticas. Diante desse cenário, estamos propondo um produto educacional embasado no Construtivismo de Jean Piaget e no Construcionismo de Seymourt Papert como alternativa de ensino e aprendizagem de determinados conceitos de eletrodinâmica. A nossa proposta é desenvolver juntamente com os estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola CE Paulo Ramos, localizada no município de Turiaçu – MA, uma maquete de um esquema de distribuição de energia elétrica que mostre a função e aplicações da corrente alternada numa perspectiva investigativa. O kit experimental proposto permitirá que os estudantes entendam como funciona as ligações monofásicas, bifásicas, trifásicas e a importância de alguns componentes elétricos num circuito como: gerador, transformador e fonte de tensão, bem como os conceitos físicos associados aos seus funcionamentos e uso. A aplicação do produto educacional será feita através de uma sequência didática composta por 10 encontros desenvolvidos em 5 etapas: sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema do produto, problematização inicial, organização do conhecimento, aplicação do conhecimento e verificação do conhecimento adquirido.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA