Banca de QUALIFICAÇÃO: WELK PRESLEY SILVA FELIX

DISCENTE: WELK PRESLEY SILVA FELIX
DATA: 23/11/2021
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL DA VALIDADE DA SEGUNDA LEI DE NEWTON: uma unidade de ensino potencialmente significativa
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa; Leis de Newton; Tecnologias educacionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: As leis de Newton são ditas como um conteúdo central por seus conceitos elucidarem a dinâmica de movimentos dos corpos. Por isso, é de fundamental importância que os estudantes tenham contato com esse conteúdo ainda no 9º ano do ensino fundamental de maneira significativa de forma que possa ser um subsunsor durante todo o ensino médio. Uma maneira de tornar a aprendizagem desses e de outros conteúdos substancialmente significativos na Física perpassa pela utilização de metodologias ativas e tecnologias educacionais. Neste trabalho de mestrado nos propomos, como produto educacional, a elaborar uma sequência didática estruturada nas bases da teoria da aprendizagem significativa crítica de tal forma que possa facilitar o processo de ensino e aprendizagem das leis de Newton. Para investigar e validar os aspectos importantes da segunda lei de Newton, construímos um kit experimental a partir da perspectiva do uso de tecnologias educacionais. A prática pedagógica será realizada de forma híbrida, isto é, remota e presencial, no 9º ano da escola da rede particular de ensino O Bom Pastor Junior, localizada na cidade de São José de Ribamar – MA. Em um outro momento, mas não simultaneamente devido a defasagem do calendário acadêmico, esse mesmo produto educacional será aplicado na escola da rede pública Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, localizado na cidade São João Batista – MA. Para avaliar a qualidade e aperfeiçoar o produto educacional proposto aplicaremos questionários seguindo a proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa.
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Interno - 407236 - ANTONIO PINTO NETO