Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS ALVES DA SILVA

DISCENTE: ANTONIO MARCOS ALVES DA SILVA
DATA: 16/02/2022
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/dgj-xteu-rcd
TÍTULO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO SÉTIMO ANO
PALAVRAS-CHAVES: Termologia. Ensino Fundamental. Sequência Didática. Conhecimentos prévios. Aprendizagem significativa
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente estudo, denominado, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO SÉTIMO ANO, vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Programa de Pós-Graduação da UFMA teve como objetivo principal elaborar uma sequência didática cujo foco é possibilitar uma estratégia pedagógica a ser aplicada no ensino dos conteúdos de Termologia contribuindo assim com o trabalho do professor em sala de aula e, consequentemente, com a melhoria da aprendizagem. Este estudo preocupou-se em analisar a relevância do estudo da disciplina de ciências no ensino fundamental e sua importância na formação de cada aluno enquanto estudante e cidadão; o conceito de aprendizagem com base nas obras de alguns autores, entre eles David Ausubel e sua teoria da aprendizagem significativa; o papel que o professor representa neste cenário; a relevância dos recursos tecnológicos para o trabalho docente; os conteúdos estudados nos anos finais do ensino fundamental, em especial o 7º Ano, além dos principais conceitos da termologia, abordados nesta etapa da educação escolar. Sob o ponto de vista metodológico, utilizou-se, primeiramente, uma pesquisa de campo composta de dois questionários e outra bibliográfica. A partir da sistematização e análises dos dados, elaborou-se o produto educacional SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM DE TERMOLOGIA NO SÉTIMO ANO, que consiste no estudo de conhecimentos prévios de conteúdos da termologia visando sua aplicação em salas de aula por professores que lecionam os assuntos na disciplina de ciências. Este esforço teve como propósito contribuir com o trabalho dos docentes. Os resultados apontam para uma melhoria na aprendizagem por parte dos alunos que participaram da aplicação do produto educacional, entre as quais estão melhor desempenho em atividades propostas, além de explicações de fenômenos presentes no dia a dia como foi observado nos resultados das atividades realizadas durante a fase de avaliação do produto educacional.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA