Banca de DEFESA: UANSER MENDONCA EMMA EZEANOWAI

DISCENTE: UANSER MENDONCA EMMA EZEANOWAI
DATA: 21/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/dvk-jume-pps
TÍTULO: O ESTUDO DA ASTRONOMIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: percepção e experiência com foguetes
PALAVRAS-CHAVES: Astronomia; Astronáutica; Ciências; Física; Foguete; Sequência Didática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho propõe a formulação e aplicação de uma metodologia que venha a despertar em alunos do Ensino Fundamental o interesse pela Ciência, em particular, pela Física, Astronomia e Astronáutica. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática fundamentada na Física necessária a compreensão da Astronomia e Astronáutica, direcionada ao lançamento de foguetes. Esse trabalho foi executado em turmas do nono ano da Escola Militar Tiradentes I, localizada em São Luís do Maranhão. Na elaboração da sequência didática foram considerados os temas básicos de Física necessários à compreensão de conceitos e modelos utilizados no lançamento de foguetes. Tais conhecimentos foram ministrados através de aulas, seminários e oficinas executadas presencialmente e/ou remotamente. Utilizou-se os aplicativos Symbolab, Tracker e Origin para resolver integrais, modelar e elaborar gráficos sobre o movimento de foguetes de garrafas PET. Para avaliarmos os conhecimentos prévios, a aprendizagem e possíveis mudanças a serem incorporadas ao projeto, questionários implementados via Google Forms foram trabalhados. Os resultados obtidos validam tanto a sequência didática quanto a metodologia utilizada.
Presidente - 407236 - ANTONIO PINTO NETO
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO