Banca de DEFESA: ERIVALDO AROUCHE LIMA

DATA: 31/05/2022
LOCAL: Por vídeoconferência
TÍTULO: LIVRO VIRTUAL: tópicos de Astronomia no 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Livro virtual. Ensino Fundamental. Astronomia. Aprendizagem significativa
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O tema do presente estudo é o livro virtual de ciências sobre astronomia para o ensino da Física no Ensino Fundamental. A justificativa para a escolha do tema repousou sobre o fato de que o ensino da Física, em especial o estudo sobre Astronomia, muitas vezes, tem-se apresentado distante da realidade do estudante. Há uma gama de elementos que poderão ser utilizados para que a prática pedagógica, nesse campo, seja mais proveitosa tanto para o aluno quanto para o professor. Consubstancia esse universo de metodologias o fato de que, em tempos de constante utilização de recursos digitais em todo e qualquer âmbito da vida social humana, falar sobre educação sem associá-la ao uso de tecnologias digitais significa apostar em uma técnica de construção de conhecimento que já há algum tempo não desperta tanto o interesse dos alunos. Assim, para que isso ocorra, a presente pesquisa teve por objetivo apresentar um livro virtual com tópicos básicos de Astronomia como produto educacional para promover aprendizagem significativa da Física no Ensino Fundamental. Para o alcance de tal objetivo, o presente estudo tem por base a teoria defendida por Ausubel, em que trata da aprendizagem significativa. Esta teoria defende que o processo de aprendizagem ocorre de maneira não arbitrária, ou seja: o processo de conhecimento ocorre em estruturas cognitivas já existentes; e de forma substantiva, em que se aprendem não as palavras, mas a substância do objeto estudado. A metodologia utilizada no estudo foi uma pesquisa bibliográfica em que se utilizou livros didáticos, monografias, artigos científicos que tratassem do tema. Consubstanciou tal pesquisa um estudo empírico sendo o livro virtual, o produto educacional a ser apresentado. Os resultados obtidos apontam que o uso de uma ferramenta tecnológica em sala de aula em si já proporciona aos alunos maior interesse na disciplina ministrada e que o produto educacional apresentado possui maior probabilidade de efetivar uma aprendizagem mais significativa da Física no ensino fundamental.
Interno - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO
Presidente - 3434157 - HELIANANE OLIVEIRA ROCHA