Banca de DEFESA: LAYANE DO NASCIMENTO LIMA

DISCENTE: LAYANE DO NASCIMENTO LIMA
DATA: 17/06/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: ELETROMEMÓRIA: um aplicativo de jogo de memória como proposta de ferramenta didática para o ensino de tópicos em eletrodinâmica
PALAVRAS-CHAVES: jogo didático, eletrodinâmica, aplicativo, aprendizagem significativa, memória.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: O presente estudo trata do uso de um aplicativo de jogo didático denominado “ELETROMEMÓRIA” para o ensino de física, cobrindo uma boa parte dos conteúdos de eletrodinâmica como sendo uma ferramenta que auxiliará para avaliar a aprendizagem do aluno em aulas de física. O projeto desenvolvido tem por objetivo investigar de que forma se pode proporcionar a integração de tecnologias no ensino de Física a partir do uso de um aplicativo instalado a ser executado em dispositivos móveis, como smartphone e tablete. A justificação da proposta desse produto surgiu da dúvida se conseguiria observar a aprendizagem do aluno do 3º ano de Ensino Médio através da aplicação de Jogo Educacional (aplicativo) no ensino de física em relação ao conteúdo de eletrodinâmica? Portanto, foi aplicado um jogo didático em versão aplicativo um software game usando a linguagem de programação Java sendo desenvolvido em Android, propondo que poderá ser jogado off line. O jogo foi avaliado através de um questionário por Docentes que ministram aulas no Ensino Médio da rede pública e privada do estado do Piauí e Maranhão com o objetivo de avaliá-lo antes da aplicação para alunos da terceira série do ensino médio. Logo após foi aplicado nas turmas de terceira série do ensino médio no Centro de Ensino Santo Dumont em Caxias – MA. Antes e após o uso do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua eficiência como material potencialmente significativo. Para finalizar essa investigação foi realizado um tratamento estatístico com os dados coletados e a partir desses dados notou-se que a maioria dos professores consideraram o jogo de ótima contribuição de maneira significativa para um aprendizado efetivo dos alunos. Os resultados apontam que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica e os aspectos necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir que o jogo despertou o interesse do aluno pela Eletrodinâmica, consideraram o jogo divertido, de fácil instalação.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Interno - 1286121 - JERIAS ALVES BATISTA