Banca de DEFESA: JORGE EMANUEL DE OLIVEIRA IRINEU

DISCENTE: JORGE EMANUEL DE OLIVEIRA IRINEU
DATA: 30/06/2022
LOCAL: Por Videoconferência
TÍTULO: A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO DE LEIS DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: Uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud
PALAVRAS-CHAVES: Campos Conceituais; Sequência de Ensino Investigativa; Astronomia; Física; Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa intitulada “A Astronomia como Ferramenta para o Aprendizado das Leis da Física no Ensino Médio, à luz da Teoria dos Campos Conceituais (TCC)”, de Gérard Vergnaud (1990), como instrumento para o planejamento juntamente à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na cidade de São Luís do Maranhão. Como o ensino de Ciências no Ensino Fundamental e de Física no Ensino Médio ainda são praticados sem motivação que estimule os alunos, muitas vezes ainda vivenciando práticas metodológicas tradicionais por parte do professor, acabando por gerar dificuldades na transmissão destes conhecimentos, e causando um distanciamento nos alunos por acreditarem que estas disciplinas são repletas de cálculos abstratos, sem demonstrações experimentais ou uso da tecnologia para a visualização dos fenômenos físicos. Neste sentido, a justificativa da construção desse produto surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais, a fim de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, suas observações com o uso das Cartas Celestes e a Física, com a finalidade de otimizar e estimular a participação dos alunos em olimpíadas do conhecimento, além de tentar tornar essas aulas mais dinâmicas e, desta forma, buscar uma aprendizagem realmente significativa, baseada em conhecimentos científicos.
Presidente - 406838 - ANTONIO JOSE SILVA OLIVEIRA
Externo à Instituição - ARTUR JUSTINIANO ROBERTO JUNIOR - UNIFAL-MG