Banca de DEFESA: ARIMAEL ALVES SILVA

DISCENTE: ARIMAEL ALVES SILVA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE UEPS SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA RELACIONADOS A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Física moderna e contemporânea; Ressonância magnética; Aprendizagem significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: A prática docente para ensino de Física nas escolas do ensino médio precisa buscar uma maior eficiência e isso pode ser alcançado através da aplicação de novas estratégias, tais como, introdução de novos conteúdos, melhoria na aplicação de práticas pedagógicas tradicionais e a implantação de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, o ensino de Física deve estar vinculado ao cotidiano do aluno e aos avanços da ciência e da tecnologia. O progresso tecnológico da humanidade perpassa pela Física, mais especificamente, pela Física Moderna e Contemporânea (FMC), o que aumenta a necessidade de um foco maior na aprendizagem desses conteúdos em sala de aula de forma que a exploração da FMC dentro do ensino médio possa ser mais bem disseminada nas escolas. A condução bem feita desses conteúdos permite ao aluno compreender o funcionamento, por exemplo, de aparelhos e dispositivos que permeiam o seu cotidiano. A medicina moderna é uma das áreas que é fortemente impulsionada pelos conceitos físicos, em especial a medicina de diagnóstico por imagem, portanto, o entendimento desses conceitos é algo de extrema relevância para a transposição didática de conteúdo dessa área. Neste trabalho, propomos uma opção dinâmica e interessante na forma de uma sequência didática para ensino de conteúdos relacionados a FMC, mas especificamente relacionados a ressonância magnética (RM), conteúdos que, ainda hoje, pouco se trabalha no ensino médio. Neste contexto, procurando contribuir para o desenvolvimento do ensino de conceitos físicos, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre tópicos de Física relacionados a Ressonância Magnética aplicada à medicina de diagnóstico por imagem, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Uma UEPS trata de uma sequência didática que é pautada no aluno e tem como ponto de partida mais importante os conhecimentos prévios dele, a partir dos quais novos conhecimentos serão ancorados às estruturas bem mais consolidadas no arcabouço cognitivo do indivíduo. A metodologia utilizada na construção desse produto educacional inicia como uma breve introdução acerca dos fundamentos básicos de elaboração dos mapas conceituais, utilizando alguns exemplos e definições. Após tal levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto nesta UEPS e a fim de verificar a presença de subsunçores necessários para a ocorrência de aprendizagem significativa, utilizamos como instrumento diagnóstico um questionário pré-teste e um mapa conceitual. Como mecanismo de orientação do processo educacional, propomos uma avaliação da aprendizagem, na qual consideramos todas as atividades realizadas em relação a análises qualitativas e quantitativas. Assim, esta avaliação caracterizou-se por um processo somativo composto pelos seguintes elementos: elaboração dos mapas livre e conceitual; evolução do desempenho do aluno a partir da comparação entre estes mapas atribuindo uma nota para tal e a participação nas discussões propostas, além da análise da avaliação somativa individual (pós-teste). Durante o desenvolvimento da pesquisa os alunos relacionaram os conceitos novos com conceitos já aprendidos através da socialização com os colegas, na elaboração dos mapas conceituas e através da busca de solução para situações problemas propostos na UEPS. Diante da análise preliminar dos instrumentos de coletas de dados, os resultados obtidos mostram evolução do conhecimento entre os momentos que precedem a aplicação do material instrucional e os que o sucedem. Sendo assim aprendizagem significativa propõe a ampliação e a avaliação de saberes interrelacionados com outros já existentes adquiridos ao longo do processo, revelando indícios de aprendizagem significativa.
Externo à Instituição - ANA FIGUEIREDO MAIA - UFS
Presidente - 1910383 - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO