Banca de DEFESA: NAFTALE DE SOUSA BORGES

DISCENTE: NAFTALE DE SOUSA BORGES
DATA: 20/01/2023
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA E LEIS DE NEWTON: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Sequencia didática. Drones.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO: Este trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada caracterizando-se como descritiva. visa compreender como o uso de Drones pode facilitar no aprendizado de conceitos de Cinemática e Dinâmica. Descrevemos o potencial dessa ferramenta de apoio ao ensino de Física como forma de dinamizar o trabalho do Professor em sala de aula. Adotamos uma metodologia no qual os sujeitos envolvidos no estudo pudessem expressar o aprendizado adquirido através da prática e assim contribuir com dados para a análise desse trabalho. O produto didático desenvolvido tem por objetivo fornecer aos alunos um auxílio didático a fim de se obter uma maior compreensão referente aos conceitos básicos de Física em relação a alguns conteúdos de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado e Leis de Newton do primeiro ano do ensino médio. Para isso utilizamos uma sequência didática proposta por Zabala. O trabalho teve por objetivo geral, Construir e apresentar uma metodologia de ensino complementar para conteúdos de Cinemática e Dinâmica com uso de Drones como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem de Física para alunos do 1º ano do ensino médio utilizando uma Sequência Didática proposta por Zabala. Para que seja alcançado, o objetivo geral foi estruturado nos objetivos específicos: Construir uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para o uso de instrumentos de apoio no ensino de conteúdos de Física das áreas de Cinemática e Dinâmica, baseada em uma Sequência Didática proposto por Zabala, e aplicar a alunos do 1º ano do ensino médio; Utilizar o Drone como instrumento facilitador do ensino dos conteúdos de Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado e Leis de Newton permitindo ao aluno adquirir habilidades necessárias para o seu desenvolvimento intelectual promovendo uma atitude favorável à aprendizagem de novos conteúdos; Avaliar o potencial do Drone como instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Física do 1º ano do ensino médio e aceitação dessa ferramenta como forma inovadora no ensino de conteúdos de Física. Com a finalidade de encontrar as respostas descritas o trabalho foi construído e dividido em seis partes. A fim de se obter uma melhor compreensão acerca das ideias discutidas nesse trabalho fundamentamos em autores como: Zabala (1998), Moreira (2000; 2017), Ausubel (1982), Halliday; Resnick; Walker (2009), Nussenzveig (2013). O estudo dos resultados apresentados na análise desse trabalho, identificou que o Drone pode sim ser usado como ferramenta de apoio no ensino de Física. Constatamos que houve uma aceitação pelos alunos que participaram da pesquisa do uso do Drone em propostas de apoio aos conteúdos de Física ministrados em sala de aula.
Interno - 1821368 - EDUARDO MORAES DINIZ
Presidente - 1865388 - KARL MARX SILVA GARCEZ